Fundação Odebrecht

PDCIS Você está em: Página Inicial

Apresentação

O propósito da Fundação Odebrecht de promover o desenvolvimento territorial sustentável toma forma com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade – PDCIS, criado em 2003, que objetiva transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas do Baixo Sul da Bahia.

A atuação está concentrada em 11 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, onde vivem 285 mil pessoas. O PDCIS tem o desafio de tornar a região próspera, de forma socioeconômica e ambientalmente sustentável, fixando os jovens na zona rural, integrados a suas famílias. A iniciativa constrói seus resultados por meio da Governança Participativa, ou seja, envolvendo a comunidade, o Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipal), iniciativa privada e sociedade civil.

O PDCIS recebeu o reconhecimento da ONU conquistando o Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010 na categoria “Melhorando a participação cidadã nos processos de decisões públicas através de mecanismos inovadores”. O Programa foi a única iniciativa na América Latina e Caribe contemplada nesta edição. Promovido pela Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento da ONU, o prêmio destaca instituições que contribuíram para melhorar a eficiência da administração pública.

O Programa já foi utilizado como inspiração para programas no Equador (Desarollo del Capital Humano, Productivo y Ambiental), em uma parceria entre Fundación Lann Nobis, Odebrecht Equador e a Fundação Odebrecht e, em Angola, com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico-Social, em uma parceria entre o Governo de Lunda Sul e empresas locais.

Mídias