Fundação Odebrecht

PDCIS Você está em: Página Inicial

Organização de Conservação da Terra

A Organização de Conservação da Terra (OCT) faz parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht, por meio do Programa PDCIS, e atua na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, localizada na região do Baixo Sul da Bahia, que tem 171 mil hectares e está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica. Ações de reflorestamento, inserção de Sistemas Agroflorestais, apoio à certificação socioambiental, aliadas a capacitações para um melhor uso dos recursos naturais, fazem parte do escopo de atuação da instituição e contribuem para que a agenda ambiental esteja intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento econômico dos agricultores familiares.

A instituição tem estimulado duas iniciativas. Com a Conservação Ambiental, desenvolve serviços ambientais e de fortalecimento dos recursos naturais. Nesse contexto, coordena projetos que recuperam nascentes, favorecendo a capacidade hídrica da região e a compensação de carbono. Além disso, orienta tecnicamente os agricultores sobre o planejamento e regularização das suas propriedades.

A segunda iniciativa é a Conservação Produtiva, que incentiva culturas agrícolas de baixo impacto ambiental, estimulando o reflorestamento e a ocupação da propriedade com cultivos que contribuam para manter o equilíbrio do ecossistema. Também estimula a pesquisa em biodiversidade e planejamento do território (comunidades ou APAs), de forma a orientar a produção agrícola sustentável na região.

Conservação dos Recursos Naturais
Instituições Integrantes do PDCIS