Fundação Odebrecht

TEO Você está em: Página Inicial

Apresentação

Em 1983, Norberto Odebrecht cedeu os direitos autorais patrimoniais de seu legado editorial à Fundação Odebrecht, que passou a ser a responsável por todo o processo de edição de mais de 60 títulos, incluindo a tradução, comercialização e distribuição. Esse legado incluí a sistematização da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), moldada sobre valores recebidos na educação familiar.

Voltada para a satisfação dos Clientes e a simultânea realização das pessoas, a TEO provê os fundamentos éticos, morais e conceituais para a atuação dos Integrantes do Grupo Odebrecht. Os princípios, conceitos e critérios desta filosofia estão materializados em livros publicados desde 1968 e comercializados, em três idiomas, pela Fundação Odebrecht. Se você é Integrante da Odebrecht e se encontra no exterior, entre em contato com a Odebrecht Serviços de Exportação através do e-mail dalencar@odebrecht.com para adquirir seus exemplares. Toda a receita obtida é revertida para os programas por ela fomentados.

Faça o download do Catálogo

Iniciando na TEO

Centrada na Educação e no Trabalho, a TEO é uma filosofia de vida dividida em Princípios, Conceitos e Critérios concebidos por Norberto Odebrecht. Ela valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Prevê, ainda, um processo de delegação planejada, baseada na confiança e parceria entre Líderes e Liderados.

A TEO assegura a unidade de pensamento e ação das Pessoas nos diferentes negócios, países e contextos culturais em que atuam. Assim, é possível atender às necessidades dos Clientes, agregar valor ao patrimônio dos Acionistas, reinvestir os resultados alcançados e crescer em frentes distintas.

Confira quais são os princípios, conceitos, critérios e regras que sistematizam a TEO:

Princípios
Conceitos
Critérios
Regras

Princípios

Os Princípios Fundamentais da TEO constituem os fundamentos das referências culturais e éticas para a condução dos Negócios, no âmbito da Organização Odebrecht. Todos os Integrantes da Organização têm o dever de agir como Curadores desses Princípios, que constituem o cerne do Patrimônio Intangível dos Acionistas.

Essas referências culturais e éticas de forma alguma constituem-se em "camisa-de-força" para tolher a Iniciativa, a Criatividade e o Estilo do Ser Humano que as aceita e pratica. Ao contrário, destinam-se a potencializar a capacidade individual e a permitir que cada um imprima sua marca pessoal sobre os fatos e os atos da Vida Empresarial.

Confiança nos Seres Humanos, em sua capacidade e em seu desejo de evoluir.

Satisfação do Cliente, Servindo-o com ênfase na Qualidade, na Produtividade e na Responsabilidade Comunitária e Ambiental.

Retorno aos Acionistas do capital investido e valorização do seu Patrimônio.

Atuação Descentralizada, com base na Delegação plena e planejada para que os Empresários-Parceiros exerçam, com Liberdade e Responsabilidade, os seus Programas de Ação.

Parceria entre os Integrantes que participam da Concepção e da Realização do trabalho, e dos Resultados gerados.

Autodesenvolvimento dos Seres Humanos, sobretudo por meio da Educação pelo Trabalho, visando ao desenvolvimento da Organização.

Reinvestimento dos Resultados para criação de novas Oportunidades de Trabalho e para garantir a Sustentabilidade.