Fundação Odebrecht

Projeto - Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais

Instituição responsável: Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I)

Por intermédio deste projeto, os adolescentes, futuros empresários rurais, desenvolvem competências socioeducativas e habilidades técnicas que os permitem dominar tecnologias aplicadas à produção no campo com foco no agronegócio, com viabilidade econômica, social e ambiental, e assumam a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades.

A formação trabalha ações socioeducativas nas dimensões social, técnica e produtiva qualificando-os para intervir e promover transformações no meio em que vivem com suas famílias, tendo como foco a realização do potencial do adolescente, viabilizada por meio de cooperativas estratégicas.

Como parte do exercício prático, o projeto oportuniza aos estudantes a elaboração e a implantação de projetos educativo-produtivos que consistem em um local onde o adolescente irá replicar o seu conhecimento na prática em sua comunidade e tem como objetivos: experimentação, multiplicação do conhecimento na comunidade por meio do exemplo e geração de renda para o adolescente e sua família. Desta forma, estimula-se a construção e consolidação de uma "cultura rural empreendedora", com foco na geração de trabalho e renda, buscando a permanência dos adolescentes no campo, a redução do êxodo rural e o desenvolvimento local e regional, por meio da difusão de tecnologias sustentáveis.

Clique aqui e acesse o projeto na íntegra.

A CFR-I é uma associação de natureza educacional privada fundada em 2007, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, credenciada no Conselho Estadual de Educação da Bahia, que oferece um curso de educação profissional de nível técnico em Agronegócios integrado ao ensino médio regular. A base metodológica é a Pedagogia da Alternância, que consiste na articulação dos saberes entre a teoria e a prática, no espaço e tempo de formação, de forma contextualizada à realidade do campo, onde os estudantes passam uma semana em imersão na CFR-I e duas semanas nas áreas produtivas de suas famílias por um período de três anos, aplicando os conhecimentos.

Formação de Adolescentes - CFR-I

Projetos Apoiados - Em Captação 2019