Desde que elegeu o adolescente como foco de sua contribuição, em 1988, até optar pelo interior do Nordeste como sua área de atuação, a Fundação Odebrecht realizou projetos em todo o país, nas áreas de mobilização pela universalização do ensino fundamental de qualidade; ampliação das oportunidades de educação profissional e inserção competitiva no mundo do trabalho; promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens nos âmbitos da família, escola e comunidade; e incentivo à utilização ampla e qualificada de recursos e veículos de comunicação, para disseminar informações sobre e para jovens.
Concurso de monografias com o objetivo de estimular a inteligência nacional para trabalhos de pesquisa que pudessem favorecer a solução de problemas do trabalhador, notadamente na Construção civil, originário do meio social e que se refletem no ambiente de trabalho.
Período: 1982
Parceiros:
Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de estimular a inteligência nacional para trabalhos de pesquisa que pudessem favorecer a solução de problemas do trabalhador, notadamente na Construção civil, originário do meio social e que se refletem no ambiente de trabalho.
Período: 1982
Parceiros:
Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de discutir a saúde como um dos problemas que afetam a produtividade do trabalhador brasileiro. O Prêmio resultou na publicação do livro Saúde e Produtividade.
Período: 1983
Parceiros: Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Fórum promovido na cidade de São Paulo para discussão sobre o problema da Educação Profissional, reunindo professores, técnicos, especialistas e autoridades ligadas ao assunto. O caráter lúcido e elevado dos pronunciamentos e a importânica das conclusões foram tão grandes que as recomendações finais mereceram transcrição nos Anais da Câmara Federal.
Período: 1983
Parceiros:
O Estado de São Paulo
Fórum promovido na cidade de Campinas sobre planejamento familiar. A discussão dos vários pontos suscitados levou a importantes conclusões, entre elas as de que é necessário utilizar o sistema de saúde para implantar o planejamento familiar e o absoluto respeito à individualidade das pessoas.
Período: 1983
Parceiros: Universidade Estadual de Campinal – UNICAMP e Jornal do Brasil
Fórum promovido na cidade de Salvador sobre espaço urbano para habitação popular, que sugeriu a execução de uma rigorosa política de uso do solo; a formulação de uma política habitacional que privilegie as classes sociais mais carentes; a criação de incentivos às empresas imobiliárias para construção de moradias; e a instituição de Fundo de Habitação Popular.
Período: 1983
Parceiros:
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Jornal do Brasil
Concurso de monografias com o objetivo de discutir a saúde como um dos problemas que afetam a produtividade do trabalhador brasileiro. O Prêmio resultou na publicação do livro Saúde e Produtividade.
Período: 1983
Parceiros: Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Fórum promovido na cidade de São Paulo para discussão sobre o problema da Educação Profissional, reunindo professores, técnicos, especialistas e autoridades ligadas ao assunto. O caráter lúcido e elevado dos pronunciamentos e a importânica das conclusões foram tão grandes que as recomendações finais mereceram transcrição nos Anais da Câmara Federal.
Período: 1983
Parceiros:
O Estado de São Paulo
Fórum promovido na cidade de Campinas sobre planejamento familiar. A discussão dos vários pontos suscitados levou a importantes conclusões, entre elas as de que é necessário utilizar o sistema de saúde para implantar o planejamento familiar e o absoluto respeito à individualidade das pessoas.
Período: 1983
Parceiros: Universidade Estadual de Campinal – UNICAMP e Jornal do Brasil
Fórum promovido na cidade de Salvador sobre espaço urbano para habitação popular, que sugeriu a execução de uma rigorosa política de uso do solo; a formulação de uma política habitacional que privilegie as classes sociais mais carentes; a criação de incentivos às empresas imobiliárias para construção de moradias; e a instituição de Fundo de Habitação Popular.
Período: 1983
Parceiros:
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Jornal do Brasil
Concurso de monografias com o objetivo de discutir os diferentes tipos de ocupação, considerando a formação do homem na família, na escola e no ambiente de trabalho, atentando também para as singularidades regionais.
Período: 1984
Parceiros:
Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de discutir os diferentes tipos de ocupação, considerando a formação do homem na família, na escola e no ambiente de trabalho, atentando também para as singularidades regionais.
Período: 1984
Parceiros:
Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de desenvolver a discussão e promover uma análise crítica sobre os problemas relacionados ao jovens no “Ano Internacional da Juventude”.
Período: 1985
Parceiros: Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de desenvolver a discussão e promover uma análise crítica sobre os problemas relacionados ao jovens no “Ano Internacional da Juventude”.
Período: 1985
Parceiros: Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de desenvolver a discussão e promover uma análise crítica sobre os problemas, as dificuldades e as deficiências da Região Nordeste. Os dois trabalhos premiados resultaram na publicação “Nordeste: o desenvolvimento do Homem rural”, que faz um acurado diagnóstico do Nordeste.
Período: 1986
Parceiros: Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de desenvolver a discussão e promover uma análise crítica sobre os problemas, as dificuldades e as deficiências da Região Nordeste. Os dois trabalhos premiados resultaram na publicação “Nordeste: o desenvolvimento do Homem rural”, que faz um acurado diagnóstico do Nordeste.
Período: 1986
Parceiros: Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de desenvolver a discussão de como promover a integração do capital com o trabalho, nas suas mais variadas formas, na busca da produtividade.
Período: 1987
Parceiros:
Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Concurso de monografias com o objetivo de desenvolver a discussão de como promover a integração do capital com o trabalho, nas suas mais variadas formas, na busca da produtividade.
Período: 1987
Parceiros:
Jornal A Tarde, Jornal do Brasil e Jornal O Estado de São Paulo
Promoção da efetiva reestruturação física, institucional e educacional do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, tornando-a uma empresa social sólida, moderna e auto-sustentada. A instituição, criada em 1872 com o objetivo de educar jovens por meio de oficinas produtivas, tinha entrado em declínio na década de 40 e seu prédio (tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico) tinha sido incendiado em 1968.
Abrangência: Salvador
Período: 1988 a 1995
Estratégia de estímulo aos adolescentes para o uso de sua criatividade, sua linguagem e sua visão de mundo na elaboração de materiais educativos sobre questões relativas a ao tema Responsabilidade Sexual na Adolescência. Viabilizou a produção e distribuição qualificada do jogo Ludi-Sex e da revista em quadrinhos Susexo.
Período: 1988 a 1990
Parceiros: Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Cultura e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Promoção da efetiva reestruturação física, institucional e educacional do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, tornando-a uma empresa social sólida, moderna e auto-sustentada. A instituição, criada em 1872 com o objetivo de educar jovens por meio de oficinas produtivas, tinha entrado em declínio na década de 40 e seu prédio (tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico) tinha sido incendiado em 1968.
Abrangência: Salvador
Período: 1988 a 1995
Estratégia de estímulo aos adolescentes para o uso de sua criatividade, sua linguagem e sua visão de mundo na elaboração de materiais educativos sobre questões relativas a ao tema Responsabilidade Sexual na Adolescência. Viabilizou a produção e distribuição qualificada do jogo Ludi-Sex e da revista em quadrinhos Susexo.
Período: 1988 a 1990
Parceiros: Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Cultura e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Implantação do Centro de Orientação e Referência para Adolescentes no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, visando à promoção da saúde integral de seus aprendizes e de jovens da comunidade.
Abrangência: Salvador
Período: 1989 a 1991
Parceiros:
Contribuição ao movimento nacional de apoio à elaboração e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Abrangência: Nacional
Período: 1989 a 1990
Parceiros:
Diversos
Realização de pesquisa nacional sobre os assuntos de maior interesse dos adolescentes na área de educação sexual, subsidiando posterior elaboração de manual de saúde sexual e reprodutiva para educadores, publicado pela Fundação Pathfinder.
Abrangência: Nacional
Período: 1989
Parceiros:
Ministérios da Saúde e Educação, Pathfinder International e Cesex – Centro de Sexologia de Brasília.
Implantação do Centro de Orientação e Referência para Adolescentes no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, visando à promoção da saúde integral de seus aprendizes e de jovens da comunidade.
Abrangência: Salvador
Período: 1989 a 1991
Parceiros:
Contribuição ao movimento nacional de apoio à elaboração e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Abrangência: Nacional
Período: 1989 a 1990
Parceiros:
Diversos
Realização de pesquisa nacional sobre os assuntos de maior interesse dos adolescentes na área de educação sexual, subsidiando posterior elaboração de manual de saúde sexual e reprodutiva para educadores, publicado pela Fundação Pathfinder.
Abrangência: Nacional
Período: 1989
Parceiros:
Ministérios da Saúde e Educação, Pathfinder International e Cesex – Centro de Sexologia de Brasília.
Atualização e reciclagem de educadores de escolas públicas de 5ª à 8ª séries para atuarem como multiplicadores na área da saúde sexual e reprodutiva e testagem dos materiais educativos produzidos pela Fundação Odebrecht e seus parceiros.
Abrangência: Distrito Federal
Período: 1990
Parceiros:
Ministério da Educação e Cultura e Cesex – Centro de Sexologia de Brasília.
Realização de programa de educação sexual para adolescentes vendedores ambulantes da Estação da Lapa, através de atendimentos aos jovens e capacitação de técnicos.
Abrangência: Salvador
Período: 1990
Parceiros: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Sutram – Superintendência de Transportes de Trânsito do Município de Salvador, LAR – Liga de Assistência e Recuperação e Juizado de Menores da Câmara de Salvador
Atualização e reciclagem de educadores de escolas públicas de 5ª à 8ª séries para atuarem como multiplicadores na área da saúde sexual e reprodutiva e testagem dos materiais educativos produzidos pela Fundação Odebrecht e seus parceiros.
Abrangência: Distrito Federal
Período: 1990
Parceiros:
Ministério da Educação e Cultura e Cesex – Centro de Sexologia de Brasília.
Realização de programa de educação sexual para adolescentes vendedores ambulantes da Estação da Lapa, através de atendimentos aos jovens e capacitação de técnicos.
Abrangência: Salvador
Período: 1990
Parceiros: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Sutram – Superintendência de Transportes de Trânsito do Município de Salvador, LAR – Liga de Assistência e Recuperação e Juizado de Menores da Câmara de Salvador
Estratégia de estímulo aos adolescentes para o uso de sua criatividade, sua linguagem e sua visão de mundo na elaboração de materiais educativos sobre questões relativas a ao tema Gravidez na Adolescência. Viabilizou a produção e distribuição qualificada dos vídeos Amor em Dois Tempos e Segredos de Adolescentes.
Período: 1992 a 1994
Apoio ao grupo de teatro Nossa Cara, formado por adolescentes baianos, para apresentação da peça O Que Você Acha Disso Tudo? sobre sexualidade e gravidez na adolescência.
Abrangência: Bahia
Período: 1992 a 1993
Parceiros:
Reciclagem e capacitação de educadores de escolas de magistério na área de saúde sexual e reprodutiva.
Abrangência: Bahia, Alagoas, Ceará e Sergipe
Período: 1992 a 1993
Parceiros:
FNUAP – Fundo de População das Nações Unidas, Secretarias de Educação dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Sergipe, Cesex – Centro de Sexologia de Brasília, ABC – Agência Brasileira de Cooperação.
Estratégia de estímulo aos adolescentes para o uso de sua criatividade, sua linguagem e sua visão de mundo na elaboração de materiais educativos sobre questões relativas a ao tema Gravidez na Adolescência. Viabilizou a produção e distribuição qualificada dos vídeos Amor em Dois Tempos e Segredos de Adolescentes.
Período: 1992 a 1994
Apoio ao grupo de teatro Nossa Cara, formado por adolescentes baianos, para apresentação da peça O Que Você Acha Disso Tudo? sobre sexualidade e gravidez na adolescência.
Abrangência: Bahia
Período: 1992 a 1993
Parceiros:
Reciclagem e capacitação de educadores de escolas de magistério na área de saúde sexual e reprodutiva.
Abrangência: Bahia, Alagoas, Ceará e Sergipe
Período: 1992 a 1993
Parceiros:
FNUAP – Fundo de População das Nações Unidas, Secretarias de Educação dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Sergipe, Cesex – Centro de Sexologia de Brasília, ABC – Agência Brasileira de Cooperação.
Promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens, estimulando-os a tomar consciência sobre o seu projeto de vida, a exercer sua cidadania e atuar como voluntários em ações sociais na comunidade.
Abrangência: Salvador
Período: 1993 a 1995
Desenvolvimento do potencial crítico e criativo dos jovens e estímulo à sua participação voluntária na realização de ações sociais.
Abrangência: Belo Horizonte
Período: 1993 a 1995
Parceiros:
Promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens, estimulando-os a tomar consciência sobre o seu projeto de vida, a exercer sua cidadania e atuar como voluntários em ações sociais na comunidade.
Abrangência: Salvador
Período: 1993 a 1995
Desenvolvimento do potencial crítico e criativo dos jovens e estímulo à sua participação voluntária na realização de ações sociais.
Abrangência: Belo Horizonte
Período: 1993 a 1995
Parceiros:
Inserção de metodologias participativas e temas emergentes, como qualidade da educação, cidadania, sexualidade e prevenção ao abuso de drogas, no sistema público de educação do estado de Minas Gerais, através da sensibilização de técnicos e dirigentes e da capacitação de educadores e adolescentes multiplicadores.
Abrangência: Minas Gerais
Período: 1994 a 1998
Parceiros: Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais e Prosex – Programa de Aperfeiçoamento em Sexologia e Educação Sexual.
Concepção, implantação e sistematização de modelo de educação ambiental na 16ª Região da rede municipal de Salvador, através da capacitação de educadores, da realização de projetos educativos nas escolas envolvidas e da produção de kit pedagógico sobre o tema.
Abrangência: Salvador
Período: 1994 a 1997
Parceiros:
Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu.
Inserção de metodologias participativas e temas emergentes (como cidadania, etnia, qualidade da educação e sexualidade), com ênfase no teatro educativo, nos sistemas públicos de educação e de saúde de Salvador, através da capacitação conjunta de educadores, profissionais de saúde e adolescentes multiplicadores e da mobilização das comunidades vizinhas.
Abrangência: Salvador
Período: 1994 a 1997
Parceiros: Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Salvador e CRIA –Centro de Referência Integral do Adolescente.
Apoio ao desenvolvimento de programa de educação de jovens pelo trabalho, com interfaces com o ensino fundamental.
Abrangência: Simões Filho
Período: 1994 a 1997
Parceiros:
Centro Educacional Santo Antônio, Obras Sociais de Irmã Dulce e Núcleo de Psicologia Social da Bahia.
Inserção de metodologias participativas e temas emergentes, como sexualidade e cidadania, com base na arte-educação, nos sistemas públicos de ensino e de saúde do município do Rio de Janeiro, através da sensibilização de técnicos e dirigentes, da capacitação de educadores e profissionais de saúde e da formação de adolescentes multiplicadores de ações educativas.
Abrangência: Rio de Janeiro
Período: 1994 a 1997
Parceiros:
Secretarias Municipais de Educação e de Saúde do Rio de Janeiro e Cedus – Centro de Educação Sexual.
Fortalecimento institucional, modernização e expansão do Movimento Escoteiro na Bahia, através da capacitação de dirigentes, líderes, técnicos e escotistas adultos.
Abrangência: Bahia
Período: 1994 a 1996
Parceiros: União dos Escoteiros do Brasil / Regional Bahia
Realização de programa de formação integral de 70 jovens provenientes de comunidades populares de Salvador, visando prepará-los para o exercício de uma cidadania responsável, consciente e produtiva, através de ações voltadas ao seu desenvolvimento pessoal e social, à complementação de sua educação escolar e à preparação para o mundo do trabalho.
Abrangência: Salvador
Período: 1994 a 1996
Parceiros: Serviço Social do Mosteiro de São Bento
Campanha veiculada em rede nacional de televisão e em revistas de circulação nacional, atingindo 146 milhões de pessoas, com os seguintes objetivos: na primeira etapa, colocar a questão educacional no centro do debate político-eleitoral e qualificar a demanda da sociedade com relação à educação; na segunda etapa, alertar a população para os graves problemas acarretados pelos altíssimos níveis de repetência e combater o conformismo da sociedade para com esta questão.
Abrangência: Nacional
Período: 1994 a 1995
Parceiros:
Consolidação e ampliação dos programas de educação sexual na rede pública de ensino, iniciados através do projeto de capacitação de professores de magistério, visando à capacitação de outros educadores e implantação de um sistema de acompanhamento e avaliação.
Abrangência: Bahia
Período: 1994 a 1995
Parceiros:
Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Cesex – Centro de Sexologia de Brasília.
Realização de ações visando ao desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, através da capacitação em serviço dos professores da Escola Criativa Olodum.
Abrangência: Salvador
Período: 1994
Parceiros: Grupo Cultural Olodum
Inserção de metodologias participativas e temas emergentes, como qualidade da educação, cidadania, sexualidade e prevenção ao abuso de drogas, no sistema público de educação do estado de Minas Gerais, através da sensibilização de técnicos e dirigentes e da capacitação de educadores e adolescentes multiplicadores.
Abrangência: Minas Gerais
Período: 1994 a 1998
Parceiros: Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais e Prosex – Programa de Aperfeiçoamento em Sexologia e Educação Sexual.
Concepção, implantação e sistematização de modelo de educação ambiental na 16ª Região da rede municipal de Salvador, através da capacitação de educadores, da realização de projetos educativos nas escolas envolvidas e da produção de kit pedagógico sobre o tema.
Abrangência: Salvador
Período: 1994 a 1997
Parceiros:
Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu.
Inserção de metodologias participativas e temas emergentes (como cidadania, etnia, qualidade da educação e sexualidade), com ênfase no teatro educativo, nos sistemas públicos de educação e de saúde de Salvador, através da capacitação conjunta de educadores, profissionais de saúde e adolescentes multiplicadores e da mobilização das comunidades vizinhas.
Abrangência: Salvador
Período: 1994 a 1997
Parceiros: Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Salvador e CRIA –Centro de Referência Integral do Adolescente.
Apoio ao desenvolvimento de programa de educação de jovens pelo trabalho, com interfaces com o ensino fundamental.
Abrangência: Simões Filho
Período: 1994 a 1997
Parceiros:
Centro Educacional Santo Antônio, Obras Sociais de Irmã Dulce e Núcleo de Psicologia Social da Bahia.
Inserção de metodologias participativas e temas emergentes, como sexualidade e cidadania, com base na arte-educação, nos sistemas públicos de ensino e de saúde do município do Rio de Janeiro, através da sensibilização de técnicos e dirigentes, da capacitação de educadores e profissionais de saúde e da formação de adolescentes multiplicadores de ações educativas.
Abrangência: Rio de Janeiro
Período: 1994 a 1997
Parceiros:
Secretarias Municipais de Educação e de Saúde do Rio de Janeiro e Cedus – Centro de Educação Sexual.
Fortalecimento institucional, modernização e expansão do Movimento Escoteiro na Bahia, através da capacitação de dirigentes, líderes, técnicos e escotistas adultos.
Abrangência: Bahia
Período: 1994 a 1996
Parceiros: União dos Escoteiros do Brasil / Regional Bahia
Realização de programa de formação integral de 70 jovens provenientes de comunidades populares de Salvador, visando prepará-los para o exercício de uma cidadania responsável, consciente e produtiva, através de ações voltadas ao seu desenvolvimento pessoal e social, à complementação de sua educação escolar e à preparação para o mundo do trabalho.
Abrangência: Salvador
Período: 1994 a 1996
Parceiros: Serviço Social do Mosteiro de São Bento
Campanha veiculada em rede nacional de televisão e em revistas de circulação nacional, atingindo 146 milhões de pessoas, com os seguintes objetivos: na primeira etapa, colocar a questão educacional no centro do debate político-eleitoral e qualificar a demanda da sociedade com relação à educação; na segunda etapa, alertar a população para os graves problemas acarretados pelos altíssimos níveis de repetência e combater o conformismo da sociedade para com esta questão.
Abrangência: Nacional
Período: 1994 a 1995
Parceiros:
Consolidação e ampliação dos programas de educação sexual na rede pública de ensino, iniciados através do projeto de capacitação de professores de magistério, visando à capacitação de outros educadores e implantação de um sistema de acompanhamento e avaliação.
Abrangência: Bahia
Período: 1994 a 1995
Parceiros:
Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Cesex – Centro de Sexologia de Brasília.
Realização de ações visando ao desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, através da capacitação em serviço dos professores da Escola Criativa Olodum.
Abrangência: Salvador
Período: 1994
Parceiros: Grupo Cultural Olodum
Estratégia de estímulo aos adolescentes para o uso de sua criatividade, sua linguagem e sua visão de mundo na elaboração de ações e materiais educativos sobre questões relativas ao tema: o adolescente por uma escola melhor. Viabilizou a execução do projeto Corrente pra Frente e a produção do kit Brasil “Treta” ou Tetracampeão.
Período: 1995 a 1998
Parceiros:
Concepção, implantação e sistematização de programa educacional voltado para a leitura crítica dos meios de comunicação de massa e para o uso do vídeo como ferramenta pedagógica na formação de jovens, envolvendo capacitação de professores, iniciação profissional de adolescentes e produção de kit pedagógico sobre a experiência.
Abrangência: Recife
Período: 1995 a 1998
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Recife e Auçuba.
Mapeamento nacional e publicação de cadastro com 1.686 experiências não-formais de iniciação profissional voltadas para jovens de segmentos economicamente menos favorecidos, visando promover a qualificação e inserção desses agentes nas políticas públicas de educação profissional.
Abrangência: Brasil
Período: 1995 a 1997
Parceiros:
Instituto Ayrton Senna, Instituto Credicard, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Ministério do Trabalho / Sefor – Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social
Desenvolvimento de programa educacional baseado no resgate e valorização da contribuição do negro na sociedade brasileira, envolvendo capacitação de professores de escolas públicas no bairro da Liberdade, mobilização de crianças e adolescentes do bairro, realização de concursos e oficinas de arte e cultura afro e publicação de cadernos de apoio ao educador.
Abrangência: Salvador
Período: 1995 a 1997
Parceiros:
Associação Cultural Ilê Aiyê, Unicef, Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, Cese – Centro Ecumênico Serviços e Secretaria Municipal de Educação.
Formação de jovens multiplicadores e criação de materiais sobre sexualidade (gibi), uso abusivo de drogas (jogo) e protagonismo juvenil (cartilha), visando à utilização em ações educativas na rede pública de ensino.
Abrangência: Campinas
Período: 1995 a 1996
Parceiros: SOS Adolescentes
Processo de sensibilização e informação, visando influenciar os meios de comunicação de massa, em especial as redes de TV, a inserir questões relacionadas à melhoria da qualidade da educação na sua programação.
Abrangência: Nacional
Período: 1995 a 1996
Apoio à formação do grupo de teatro Os 13 Camaleões, composto por adolescentes cariocas, para apresentação de peça teatral O Que Você Acha Disso Tudo?, sobre adolescência, família e sexualidade, para alunos e educadores de ONGs e escolas públicas municipais do Rio de Janeiro.
Abrangência: Rio de Janeiro
Período: 1995
Parceiros: CRIA – Centro de Referência Integral do Adolescente
Apoio ao grupo Tribo do Teatro, composto por adolescentes baianos, para montagem e apresentação de peça teatral Quem Descobriu o Amor?, sobre sexualidade, etnia e questões do gênero para alunos e educadores de ONGs e escolas públicas municipais de Salvador.
Abrangência: Salvador
Período: 1995
Parceiros:
Apoio à montagem e apresentação de peça de teatro, com adolescentes, sobre a melhoria da qualidade da educação, como parte das ações de mobilização do Prêmio Fundação Odebrecht/Unicef 1995.
Abrangência: Bahia
Período: 1995
Parceiros: CRIA – Centro de Referência Integral do Adolescente
Estratégia de estímulo aos adolescentes para o uso de sua criatividade, sua linguagem e sua visão de mundo na elaboração de ações e materiais educativos sobre questões relativas ao tema: o adolescente por uma escola melhor. Viabilizou a execução do projeto Corrente pra Frente e a produção do kit Brasil “Treta” ou Tetracampeão.
Período: 1995 a 1998
Parceiros:
Concepção, implantação e sistematização de programa educacional voltado para a leitura crítica dos meios de comunicação de massa e para o uso do vídeo como ferramenta pedagógica na formação de jovens, envolvendo capacitação de professores, iniciação profissional de adolescentes e produção de kit pedagógico sobre a experiência.
Abrangência: Recife
Período: 1995 a 1998
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Recife e Auçuba.
Mapeamento nacional e publicação de cadastro com 1.686 experiências não-formais de iniciação profissional voltadas para jovens de segmentos economicamente menos favorecidos, visando promover a qualificação e inserção desses agentes nas políticas públicas de educação profissional.
Abrangência: Brasil
Período: 1995 a 1997
Parceiros:
Instituto Ayrton Senna, Instituto Credicard, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Ministério do Trabalho / Sefor – Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social
Desenvolvimento de programa educacional baseado no resgate e valorização da contribuição do negro na sociedade brasileira, envolvendo capacitação de professores de escolas públicas no bairro da Liberdade, mobilização de crianças e adolescentes do bairro, realização de concursos e oficinas de arte e cultura afro e publicação de cadernos de apoio ao educador.
Abrangência: Salvador
Período: 1995 a 1997
Parceiros:
Associação Cultural Ilê Aiyê, Unicef, Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, Cese – Centro Ecumênico Serviços e Secretaria Municipal de Educação.
Formação de jovens multiplicadores e criação de materiais sobre sexualidade (gibi), uso abusivo de drogas (jogo) e protagonismo juvenil (cartilha), visando à utilização em ações educativas na rede pública de ensino.
Abrangência: Campinas
Período: 1995 a 1996
Parceiros: SOS Adolescentes
Processo de sensibilização e informação, visando influenciar os meios de comunicação de massa, em especial as redes de TV, a inserir questões relacionadas à melhoria da qualidade da educação na sua programação.
Abrangência: Nacional
Período: 1995 a 1996
Apoio à formação do grupo de teatro Os 13 Camaleões, composto por adolescentes cariocas, para apresentação de peça teatral O Que Você Acha Disso Tudo?, sobre adolescência, família e sexualidade, para alunos e educadores de ONGs e escolas públicas municipais do Rio de Janeiro.
Abrangência: Rio de Janeiro
Período: 1995
Parceiros: CRIA – Centro de Referência Integral do Adolescente
Apoio ao grupo Tribo do Teatro, composto por adolescentes baianos, para montagem e apresentação de peça teatral Quem Descobriu o Amor?, sobre sexualidade, etnia e questões do gênero para alunos e educadores de ONGs e escolas públicas municipais de Salvador.
Abrangência: Salvador
Período: 1995
Parceiros:
Apoio à montagem e apresentação de peça de teatro, com adolescentes, sobre a melhoria da qualidade da educação, como parte das ações de mobilização do Prêmio Fundação Odebrecht/Unicef 1995.
Abrangência: Bahia
Período: 1995
Parceiros: CRIA – Centro de Referência Integral do Adolescente
Viabilização do projeto vencedor do Prêmio Fundação Odebrecht/Unicef 1995, por meio da realização de uma corrente de cartas enviadas por jovens para outros jovens ou para o presidente da República, com sugestões para a melhoria da qualidade da educação no país. Ao todo, foram enviadas 1.473 cartas, em que os adolescentes comparam a escola que têm com aquela que desejam, cujo resultado está apresentado no trabalho A Direção do Olhar do Adolescente: Focalizando a Escola, publicado pela editora Artes Médicas, em 1997.
Abrangência: Nacional
Período: 1996 a 1997
Parceiros:
Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e Avante – Educação e Cultura.
Viabilização do projeto vencedor do Prêmio Fundação Odebrecht/Unicef 1995, por meio da realização de uma corrente de cartas enviadas por jovens para outros jovens ou para o presidente da República, com sugestões para a melhoria da qualidade da educação no país. Ao todo, foram enviadas 1.473 cartas, em que os adolescentes comparam a escola que têm com aquela que desejam, cujo resultado está apresentado no trabalho A Direção do Olhar do Adolescente: Focalizando a Escola, publicado pela editora Artes Médicas, em 1997.
Abrangência: Nacional
Período: 1996 a 1997
Parceiros:
Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e Avante – Educação e Cultura.
Mobilização, articulação e apoio a ações visando garantir a entrada, a permanência e o sucesso, na escola, de todas as crianças e adolescentes dos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado e Belmonte, até o ano 2000.
Abrangência: Bahia
Período: 1997 a 2000
Parceiros:
Instituto Ayrton Senna, Fundação Orsa, Prefeituras Municipais de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado e Belmonte, grupos jovens e a sociedade civil organizada da região.
Participação na criação e implementação do primeiro canal de TV educativo do país, totalmente financiado e gerido pela iniciativa privada. Sua missão é contribuir para a formação educacional e possibilitar o acesso ao conhecimento, visando ao desenvolvimento do potencial, da iniciativa e da participação de crianças, jovens e adultos.
Abrangência: Nacional
Período: 1997 a 2000
Parceiros:
Instituto Ayrton Senna/Compaq, Sistemas FIESP, CNT, CNI e FIRJAN, Grupo Votorantim, Sadia, Rede Globo, Banco Itaú, Fundação Bradesco, SEBRAE, RBS e CNN
Contribuição para mudança do comportamento editorial da mídia dedicada ao público jovem, com ênfase na inserção de temas considerados de relevância social, importantes para a formação dos adolescentes.
Abrangência: Nacional
Período: 1997
Parceiros:
Mobilização, articulação e apoio a ações visando garantir a entrada, a permanência e o sucesso, na escola, de todas as crianças e adolescentes dos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado e Belmonte, até o ano 2000.
Abrangência: Bahia
Período: 1997 a 2000
Parceiros:
Instituto Ayrton Senna, Fundação Orsa, Prefeituras Municipais de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado e Belmonte, grupos jovens e a sociedade civil organizada da região.
Participação na criação e implementação do primeiro canal de TV educativo do país, totalmente financiado e gerido pela iniciativa privada. Sua missão é contribuir para a formação educacional e possibilitar o acesso ao conhecimento, visando ao desenvolvimento do potencial, da iniciativa e da participação de crianças, jovens e adultos.
Abrangência: Nacional
Período: 1997 a 2000
Parceiros:
Instituto Ayrton Senna/Compaq, Sistemas FIESP, CNT, CNI e FIRJAN, Grupo Votorantim, Sadia, Rede Globo, Banco Itaú, Fundação Bradesco, SEBRAE, RBS e CNN
Contribuição para mudança do comportamento editorial da mídia dedicada ao público jovem, com ênfase na inserção de temas considerados de relevância social, importantes para a formação dos adolescentes.
Abrangência: Nacional
Período: 1997
Parceiros:
Atualmente sendo conduzido pelo Instituto Aliança, este programa contempla ao mesmo tempo, programas integrados de valorização dos recursos humanos, sociais, culturais, ambientais e produtivos de uma microrregião e a formação integral dos adolescentes, para que eles atuem com autonomia e solidariedade na construção de uma sociedade produtiva, integrada e sustentável.
Abrangência: Regiões do Baixo Sul (BA), Bacia do Goitá (PE) e Médio Jaguaribe (CE)
Período: 1999 a 2004
Parceiros:
Promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens, estimulando-os a tomar consciência sobre o seu projeto de vida, a exercer sua cidadania e atuar como voluntários em ações sociais na comunidade.
Abrangência: Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis
Período: 1999 a 2000
Capacitação de educadores e instituições interessadas em formar e/ou atuar como voluntariado juvenil, a partir da sistematização e disseminação da metodologia de formação de adolescentes voluntários da Fundação Odebrecht.
Abrangência: Nacional
Período: 1999
Parceiros:
Programa Voluntários da Comunidade Solidária e Centros de Voluntários.
Atualmente sendo conduzido pelo Instituto Aliança, este programa contempla ao mesmo tempo, programas integrados de valorização dos recursos humanos, sociais, culturais, ambientais e produtivos de uma microrregião e a formação integral dos adolescentes, para que eles atuem com autonomia e solidariedade na construção de uma sociedade produtiva, integrada e sustentável.
Abrangência: Regiões do Baixo Sul (BA), Bacia do Goitá (PE) e Médio Jaguaribe (CE)
Período: 1999 a 2004
Parceiros:
Promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens, estimulando-os a tomar consciência sobre o seu projeto de vida, a exercer sua cidadania e atuar como voluntários em ações sociais na comunidade.
Abrangência: Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis
Período: 1999 a 2000
Capacitação de educadores e instituições interessadas em formar e/ou atuar como voluntariado juvenil, a partir da sistematização e disseminação da metodologia de formação de adolescentes voluntários da Fundação Odebrecht.
Abrangência: Nacional
Período: 1999
Parceiros:
Programa Voluntários da Comunidade Solidária e Centros de Voluntários.
Realização de concurso e premiação de projetos de atuação voluntária elaborados por jovens, viabilizando a implementação dos mesmos através de capacitação, acompanhamento e apoio financeiro.
Abrangência: Nacional
Período: 2000
Parceiros:
Programa Voluntários da Comunidade Solidária, Instituto C&A de Desenvolvimento Social e Centros de Voluntários.
Realização de concurso e premiação de projetos de atuação voluntária elaborados por jovens, viabilizando a implementação dos mesmos através de capacitação, acompanhamento e apoio financeiro.
Abrangência: Nacional
Período: 2000
Parceiros:
Programa Voluntários da Comunidade Solidária, Instituto C&A de Desenvolvimento Social e Centros de Voluntários.