A Fundação

Publicações sobre Juventude

A Fundação Odebrecht apoiou ao longo de sua história a publicação de diversas obras sobre juventude. As experiências e metodologias implementadas nos projetos promovidos pela Fundação são sistematizadas e transformadas em materiais educativos, permitindo que esse conhecimento seja disseminado e reaplicado em novas experiências.


DISPONÍVEIS


Livros

Protagonismo Juvenil: Adolescência, Educação e Participação Democrática

Ano: 2006

Conjunto de conceitos e práticas que introduzem um novo paradigma de educação para a vida, tendo o protagonismo do adolescente como eixo, visando instrumentar todos aqueles que lidam com o desenvolvimento pessoal e social do jovem.

Autor: Antônio Carlos Gomes da Costa e Maria Adenil Vieira

Onde adquirir: Consulte loja mais próxima no site da Editora FTD.

 

 

ESGOTADAS


Livros

Juventude, Solidariedade e Voluntariado

Ano: 2004

Publicação que delineia de maneira lúdica e criativa todas as etapas de um Programa de Formação de Jovens Voluntários, reunindo um conjunto de conceitos e práticas sistematizadas a partir da experiência de dez anos da Fundação Odebrecht com grupos de jovens voluntários de vários estados do país.

Autor: Vilma de Souza

 

 

Cadastro Nacional de Iniciativas Não-Formais de Educação Profissional de Adolescentes

Ano: 2001

Coletânea com 6 volumes ou CD-ROM contendo o cadastro das 1.686 experiências não-formais de iniciação profissional voltadas para jovens de segmentos economicamente menos favorecidos, levantadas no projeto de mesmo nome.

Autor: Fundação Odebrecht

 

 

Sexualidade do Adolescente: Fundamentos para uma Ação Educativa

Ano: 2000

Publicação de apoio a educadores. A partir do eixo da sexualidade, trata de temas como ética, ecologia humana, pluralidade cultural e saúde, dentro da visão de que aquilo que aparece no mundo social e enche de indagações e inseguranças os adolescentes pode e deve ser objeto de discussão e reflexão na escola.

Autor: Vilma de Souza, Maria Clarice Baleeiro, Maria José Siqueira, Ricardo Cunha Cavalcanti

 

 


Pesquisa ANDI - Os Jovens na Mídia

Ano: 2000

Publicação da pesquisa realizada no âmbito do projeto os Jovens e a Mídia sobre o conteúdo dos veículos voltados aos adolescentes no período de março de 1997 a dezembro de 1998.

Autor: ANDI

 

 

 

Aprendendo a Ser e a Conviver

Ano: 1999

Elaboração e publicação de manual para educadores de adolescentes, contendo orientação para implementação de programa de desenvolvimento pessoal e social, com 142 dinâmicas de grupo e a fundamentação teórica e metodológica necessária à sua aplicação.

Autor: Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro

 

 

 

Rumo a um Novo Despertar

Ano: 1998

Publicação elaborada com o objetivo de orientar a atuação dos coordenadores do programa Acorda Brasil! Está na hora da escola, para a mobilização em prol da universalização do ensino fundamental de qualidade, a partir do estimulo à colaboração entre sociedade civil e governo.

Autor: Fundação Odebrecht

 

 


Afetividade e Sexualidade na Educação: Um Novo Olhar

Ano: 1998

Sistematização dos fundamentos, objetivos do Programa Afetivo-Sexual, bem como a metodologia e temas que lhe são inerentes, fornecendo os elementos básicos para que essa experiência se repita e se multiplique em outras escolas.

Autor: Fundação Odebrecht

 

 

 

A Direção do Olhar do Adolescente: Focalizando a Escola

Ano: 1997

Publicação feita a partir de materiais colhidos no contexto das ações de mobilização do Prêmio 95, que alerta para a necessidade e a urgência das políticas nacionais incorporarem o ponto de vista do adolescente e abrirem espaço para o protagonismo da juventude.

Autor: Ana Luiza Buratto, Maria Rita Coelho Dantas, Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza

 

 


Educação Sexual: Novas Idéias, Novas Conquistas

Ano: 1993

Coletânea de textos sobre educação sexual, que inclui capítulo sobre a metodologia participativa de criação de material educativo com o adolescente, escrito por Rino Marconi e Maria Eugênia Milet, a partir das experiências desenvolvidas com o apoio da Fundação Odebrecht.

Autor: Marcos Ribeiro (org.)

 

 



Inventário de Materiais Educativos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes

Ano: 1992

Levantamento dos materiais educativos sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escritos em português e publicados no Brasil, e publicação de inventário com a descrição de 140 títulos.

Autor: Fundação Odebrecht

 

 

 

Vídeos

Que Papo É Esse?

Ano: 1997

Cinco programas de televisão voltados para a saúde do adolescente, sobre os temas: sexualidade, desenvolvimento psicossocial, crescimento, gravidez e DST/AIDS, os quais foram veiculados no Canal Futura.

 

 

 

 

História de Pescador

Ano: 1994

Elaboração e produção de vídeo educativo sobre meio ambiente, visando subsidiar educadores em ações de prevenção à pesca com o uso de explosivo, com a participação de 43 jovens.

Parceiros: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Veracruz Florestal e Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

 

 

 

Teens Face Reality

Ano: 1993

Produção de vídeo educativo sobre gravidez na Adolescência, junto a 25 jovens e educadores da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

 

 

 

 

Segredos de Adolescentes

Ano: 1993

Viabilização do Prêmio Fundação Odebrecht 1992, através da produção de vídeo educativo sobre gravidez na adolescência, com a participação de 32 jovens, inclusive o autor do argumento.

Parceiros: Sistema Salesiano de Vídeo

 

 

 

Amor em Dois Tempos

Ano: 1993

Viabilização do Prêmio Fundação Odebrecht 1992, através da produção de vídeo educativo sobre gravidez na adolescência, com a participação ativa de cinco jovens, inclusive o autor do argumento.

Parceiros: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia

 

 

 

Série Sexualidade na Adolescência

Ano: 1991

Série Sexualidade na Adolescência

Parceiros: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e Pathfinder International.

 

 

 


Jogos e Kits

Kit Escola de Vídeo

Ano: 1998

Produção, no âmbito do projeto Escola de Vídeo, de kit pedagógico para subsidiar educadores no processo de formação de adolescentes nas questões relativas à leitura crítica dos meios de comunicação de massa, possibilitando a replicação de sua experiência e metodologia por outras instituições.

Autor: Fundação Odebrecht

 

 

Kit “Treta” ou Tetra Campeão

Ano: 1997

Viabilização do projeto 2º colocado no Prêmio Fundação OdebrechtUnicef 1995, através da produção de kit educativo composto de um vídeo, um jogo e um guia do educador, que a partir da comparação entre o desafio de superar a má qualidade do ensino e o esforço necessário à seleção brasileira de futebol para vencer a Copa do Mundo, estimula o interesse da comunidade escolar em participar do processo de melhoria da qualidade da educação.

Autor: Fundação Odebrecht

 


Só a Escola Corrige o Brasil

Ano: 1995

Kit de vídeo e publicação, que reúne os filmes da campanha e a sistematização dos resultados do projeto, incluindo dados da pesquisa de recall realizada pelo Instituto Gallup.

Autor: Fundação Odebrecht

 

 

 

Ludi-Sex

Ano: 1988

Jogo educativo que aborda de maneira lúdica os principais temas ligados à sexualidade, contribuindo para que esse assunto seja discutido por adolescentes e educadores com mais naturalidade.

Autor: Fundação Odebrecht

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital