Os valores recebidos por Norberto Odebrecht na educação familiar e aprimorados em sua vida profissional foram dispostos em obras escritas pelo idealizador da Fundação Odebrecht, dando origem à Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Esses valores e crenças se complementam à arte de empresariar com o espírito de servir, traduzido no compromisso de gerar riquezas, com ética, integridade e transparência, para beneficiários, comunidades, integrantes, investidores sociais e a sociedade em geral, atendendo ainda às exigências legais e aos órgãos de controle.
Os princípios, conceitos e critérios dessa filosofia estão materializados em livros publicados desde 1968 e comercializados, em três idiomas, pela Fundação Odebrecht. Toda a receita obtida é revertida para os projetos fomentados pela instituição.

Princípios Fundamentais
Os Princípios Fundamentais da TEO constituem as bases das referências culturais e éticas para a condução dos Negócios, no âmbito do Grupo Odebrecht. Todos os Integrantes têm o dever de agir como Curadores desses Princípios, que constituem o cerne do Patrimônio Intangível dos Acionistas.
Essas referências têm o objetivo de potencializar a capacidade individual e permitir que cada um imprima sua marca pessoal sobre os fatos e os atos da Vida Empresarial.
Veja mais
- Confiança nos Seres Humanos, em sua capacidade e desejo de evoluir.
- Satisfação do Cliente, servindo-o com ênfase na Qualidade, Produtividade e Responsabilidade Comunitária e Ambiental.
- Retorno aos Acionistas do capital investido e valorização do seu Patrimônio.
- Atuação Descentralizada, com base na Delegação plena e planejada para que os Empresários-Parceiros exerçam, com Liberdade e Responsabilidade, os seus Programas de Ação.
- Parceria entre os Integrantes que participam da Concepção e da Realização do trabalho, e dos Resultados gerados.
- Autodesenvolvimento dos Seres Humanos, sobretudo por meio da Educação pelo Trabalho, visando ao desenvolvimento do Grupo.
- Reinvestimento dos Resultados para criação de novas Oportunidades de Trabalho e para garantir a Sustentabilidade.
Conceitos Essenciais
Os Conceitos Essenciais da TEO constituem, juntamente com os Princípios Fundamentais, a base da linguagem comum e do Sistema de Comunicação e Informações do Grupo Odebrecht. Seu Objetivo é garantir eficácia à interação e clareza na Comunicação entre Líderes e Liderados. São, também, o fundamento da eficiência da linguagem comum, já que cada Conceito é a síntese de suas Crenças e seus Valores.
Veja mais
- A Descentralização favorece o contato permanente e direto com o Cliente, a percepção clara de suas necessidades e da melhor forma de servi-lo, assim como a permanente integração de novos e melhores Empresários-Parceiros.
- Na Odebrecht, a prática da Sociedade de Confiança é sinônimo de Delegação Planejada e significa confiar no Ser Humano: na retidão de seu caráter; no seu potencial e em sua vontade de desenvolver-se; em sua competência e em seu alinhamento com as Concepções Filosóficas do Grupo.
- A Tarefa Empresarial é o processo contínuo voltado para a identificação, criação, conquista e satisfação do Cliente.
- A contínua valorização dos Patrimônios Moral e Material dos Acionistas torna possível o fluxo de Resultados cada vez melhores e maiores, no sentido Cliente à Acionista. Resultados intangíveis e tangíveis que contribuem para a Sobrevivência, o Crescimento e a Perpetuidade do Grupo.
- O Grupo Odebrecht cumpre sua Responsabilidade Social satisfazendo seus Clientes, com Serviços e Bens que resultem na melhoria da Qualidade de Vida nas Comunidades em que se encontra inserida; contribuindo para o desenvolvimento Social, Econômico, Tecnológico, Empresarial e Cultural dessas mesmas Comunidades; e assegurando o permanente Respeito ao Meio-Ambiente nas Ações Empresariais.
Critérios Gerais
Os Critérios Gerais devem influenciar o modo de pensar e de agir de todos os Integrantes do Grupo Odebrecht. Servem, também, para nortear a prática da Educação pelo Trabalho, as atitudes e o comportamento dos Empresários.
Veja mais
- O Ser Humano é a medida de todos os Valores no Grupo.
- O Empresário-Parceiro deve dominar seu Negócio para satisfazer, simultaneamente, o Cliente e o Acionista.
- A Educação pelo Trabalho é indissociável da Tarefa Empresarial.
- Os que prestam apoio aos Responsáveis por Resultados devem estar sempre orientados para Oportunidades e Resultados.
- O Integrante tem o direito de partilhar os Resultados que diretamente contribui para gerar e que possam ser medidos, faturados e pagos pelo Cliente.
- Empresário-Parceiro deve estar sempre aberto para reconhecer seus erros e sempre pronto para corrigi-los.
- A Imagem que importa e faz a diferença é aquela construída junto à Comunidade, com base na satisfação de cada Cliente e no comprometimento com o bem-estar da Comunidade.
- Os Integrantes do Grupo têm o dever de promover sua própria Saúde e a de cada um de seus Liderados, bem como a segurança das operações, a Qualidade de Vida e a preservação Ambiental nas Comunidades em que atuam.