A Fundação

Tecnologia Empresarial Odebrecht

Os valores recebidos por Norberto Odebrecht na educação familiar e aprimorados em sua vida profissional foram dispostos em obras escritas pelo idealizador da Fundação Odebrecht, dando origem à Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Esses valores e crenças se complementam à arte de empresariar com o espírito de servir, traduzido no compromisso de gerar riquezas, com ética, integridade e transparência, para beneficiários, comunidades, integrantes, investidores sociais e a sociedade em geral, atendendo ainda às exigências legais e aos órgãos de controle.

Os princípios, conceitos e critérios dessa filosofia estão materializados em livros publicados desde 1968 e comercializados, em três idiomas, pela Fundação Odebrecht. Toda a receita obtida é revertida para os projetos fomentados pela instituição.

Princípios Fundamentais

Os Princípios Fundamentais da TEO constituem as bases das referências culturais e éticas para a condução dos Negócios, no âmbito do Grupo Odebrecht. Todos os Integrantes têm o dever de agir como Curadores desses Princípios, que constituem o cerne do Patrimônio Intangível dos Acionistas.

Essas referências têm o objetivo de potencializar a capacidade individual e permitir que cada um imprima sua marca pessoal sobre os fatos e os atos da Vida Empresarial.

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  1. Confiança nos Seres Humanos, em sua capacidade e desejo de evoluir.
  2. Satisfação do Cliente, servindo-o com ênfase na Qualidade, Produtividade e Responsabilidade Comunitária e Ambiental.
  3. Retorno aos Acionistas do capital investido e valorização do seu Patrimônio.
  4. Atuação Descentralizada, com base na Delegação plena e planejada para que os Empresários-Parceiros exerçam, com Liberdade e Responsabilidade, os seus Programas de Ação.
  5. Parceria entre os Integrantes que participam da Concepção e da Realização do trabalho, e dos Resultados gerados.
  6. Autodesenvolvimento dos Seres Humanos, sobretudo por meio da Educação pelo Trabalho, visando ao desenvolvimento do Grupo.
  7. Reinvestimento dos Resultados para criação de novas Oportunidades de Trabalho e para garantir a Sustentabilidade.

Conceitos Essenciais

Os Conceitos Essenciais da TEO constituem, juntamente com os Princípios Fundamentais, a base da linguagem comum e do Sistema de Comunicação e Informações do Grupo Odebrecht. Seu Objetivo é garantir eficácia à interação e clareza na Comunicação entre Líderes e Liderados. São, também, o fundamento da eficiência da linguagem comum, já que cada Conceito é a síntese de suas Crenças e seus Valores.

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  1. A Descentralização favorece o contato permanente e direto com o Cliente, a percepção clara de suas necessidades e da melhor forma de servi-lo, assim como a permanente integração de novos e melhores Empresários-Parceiros.
  2. Na Odebrecht, a prática da Sociedade de Confiança é sinônimo de Delegação Planejada e significa confiar no Ser Humano: na retidão de seu caráter; no seu potencial e em sua vontade de desenvolver-se; em sua competência e em seu alinhamento com as Concepções Filosóficas do Grupo.
  3. A Tarefa Empresarial é o processo contínuo voltado para a identificação, criação, conquista e satisfação do Cliente.
  4. A contínua valorização dos Patrimônios Moral e Material dos Acionistas torna possível o fluxo de Resultados cada vez melhores e maiores, no sentido Cliente à Acionista. Resultados intangíveis e tangíveis que contribuem para a Sobrevivência, o Crescimento e a Perpetuidade do Grupo.
  5. O Grupo Odebrecht cumpre sua Responsabilidade Social satisfazendo seus Clientes, com Serviços e Bens que resultem na melhoria da Qualidade de Vida nas Comunidades em que se encontra inserida; contribuindo para o desenvolvimento Social, Econômico, Tecnológico, Empresarial e Cultural dessas mesmas Comunidades; e assegurando o permanente Respeito ao Meio-Ambiente nas Ações Empresariais.

Critérios Gerais

Os Critérios Gerais devem influenciar o modo de pensar e de agir de todos os Integrantes do Grupo Odebrecht. Servem, também, para nortear a prática da Educação pelo Trabalho, as atitudes e o comportamento dos Empresários.

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  1. O Ser Humano é a medida de todos os Valores no Grupo.
  2. O Empresário-Parceiro deve dominar seu Negócio para satisfazer, simultaneamente, o Cliente e o Acionista.
  3. A Educação pelo Trabalho é indissociável da Tarefa Empresarial.
  4. Os que prestam apoio aos Responsáveis por Resultados devem estar sempre orientados para Oportunidades e Resultados.
  5. O Integrante tem o direito de partilhar os Resultados que diretamente contribui para gerar e que possam ser medidos, faturados e pagos pelo Cliente.
  6. Empresário-Parceiro deve estar sempre aberto para reconhecer seus erros e sempre pronto para corrigi-los.
  7. A Imagem que importa e faz a diferença é aquela construída junto à Comunidade, com base na satisfação de cada Cliente e no comprometimento com o bem-estar da Comunidade.
  8. Os Integrantes do Grupo têm o dever de promover sua própria Saúde e a de cada um de seus Liderados, bem como a segurança das operações, a Qualidade de Vida e a preservação Ambiental nas Comunidades em que atuam.
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