Formação de Adolescentes - CFR-PTN

Projeto - Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais

Instituição responsável: Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN)

Por intermédio deste projeto, os adolescentes, futuros empresários rurais, desenvolvem competências socioeducativas e habilidades técnicas que os permitem dominar tecnologias aplicadas à produção no campo de negócios agropecuários, com viabilidade econômica, social e ambiental, e assumam a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades.

O Tributo ao Futuro viabiliza doações para projetos sociais no Baixo Sul da Bahia

A formação trabalha ações socioeducativas nas dimensões social, técnica e produtiva onde implantam hortas e cultivos focados em mandiocultura e fruticultura e têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos sobre planos de manejo, viabilidade, cálculos matemáticos de dimensões das aéreas, produtividade e rentabilidade.

Como parte do exercício prático, o projeto oportuniza aos estudantes a elaboração e a implantação de projetos produtivos que consistem no plantio de módulos de um a dois hectares de culturas tais como: abacaxi, banana tipo terra, aipim e mandioca, que permitem a obtenção de renda e o reinvestimento em novos ciclos produtivos. Além disso, são realizadas atividades práticas de manejo e pesquisa nos campos demonstrativos mantidos pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), instituição executora do projeto, que servem como laboratórios para desenvolvimento de técnicas mais eficientes para ampliar os resultados alcançados. A partir disso, estimula-se a construção e consolidação de uma "cultura rural empreendedora", com foco na geração de trabalho e renda buscando dessa forma a permanência dos adolescentes no campo, a redução do êxodo rural e o desenvolvimento local e regional sustentável, por meio da difusão de tecnologias sustentáveis.

A CFR-PTN é uma associação de natureza educacional privada fundada em 2002, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, credenciada no Conselho Estadual de Educação da Bahia, que oferece um curso de educação profissional de nível técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio regular de forma contextualizada. A base metodológica é a Pedagogia da Alternância, que consiste na articulação dos saberes entre a teoria e a prática, no espaço e tempo de formação, de forma contextualizada à realidade do campo, onde os estudantes passam uma semana em imersão na CFR-PTN e, duas semanas nas áreas produtivas de suas famílias por um período de três anos, aplicando os conhecimentos. Saiba mais sobre a CFR-PTN.

Faça o download do projeto CFR-PTN 2018/19 na íntegra

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.