Apoie Nossa Causa

Tire suas Dúvidas

Este é o espaço para obter mais informações sobre o Programa Tributo ao Futuro e esclarecer dúvidas.

Consulte as dúvidas mais frequentes, listadas abaixo.
Agente do Futuro
Como faço para ser Agente do Futuro?

Se você é um Integrante do Grupo Odebrecht e deseja se tornar um Agente do Futuro, mobilizando outros Integrantes e pessoas a realizar uma doação ao Tributo ao Futuro, primeiro, alinhe com o seu Líder direto e, em seguida, entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Benefício Fiscal
O que é o Benefício Fiscal?

O Benefício Fiscal caracteriza-se pela redução ou eliminação, direta ou indireta, do respectivo ônus tributário, oriundo de lei ou norma específica. No caso do Tributo ao Futuro, o valor destinado aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é abatido da parcela do imposto a pagar ou somado a parcela do imposto a restituir.

Como obter o Benefício Fiscal?

Até 6% de seu Imposto Devido Apurado retorna para você: caso tenha imposto a restituir, a quantia destinada é acrescida à sua restituição. Se tiver imposto a pagar, o valor que você aportou no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) é subtraído. Participar do Tributo ao Futuro não lhe traz custo efetivo. Você destina aos projetos um recurso que já seria pago a Receita Federal. Da mesma forma, as empresas poderão deduzir integralmente o valor destinado ao FMDCA sobre a parcela do imposto de renda a pagar.

Campanha em Curso
Como faço para acessar o relatório de participantes da campanha deste ano?

Entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Como faço para receber materiais da campanha deste ano?

Entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Como faço para agendar uma visita de mobilização do Tributo ao Futuro ao meu ambiente de trabalho?

Entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Perdi o prazo para o pagamento do boleto bancário. É possível emitir uma segunda via?

Sim. Você poderá baixar a segunda via do boleto em sua área de usuário, mas, caso tenha dúvidas entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com e solicite a emissão da segunda via do seu boleto. Você não deve pagar o boleto com juros ou multas. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Para quem devo entregar ou enviar o meu Documento de Autorização assinado?

Os Integrantes do Grupo Odebrecht devem entregar os Documentos de Autorização assinados aos Agentes do Futuro ou P&O/RH do local onde atuam. Ressaltamos que, especificamente, os Integrantes da Braskem devem apenas enviá-lo por e-mail para Integrante da Área de Serviços Compartilhados (SC), conforme orientado no e-mail enviado pelo sistema depois da participação – e não é necessário assinar.

O Documento de Autorização não foi gerado e nem foi enviado para o meu e-mail. É possível emitir uma segunda via?

Sim. Você poderá baixar a segunda via do documento de autorização em sua área de usuário, mas, caso tenha dúvidas entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Lembre-se: você deve assinar e entregar o documento ao Agente do Futuro ou seu P&O/RH.

Como Participar
Como participar do Tributo ao Futuro?

Existem duas formas. O cidadão isento de Imposto de Renda ou que utilize o modelo simplificado de declaração pode participar com uma doação no valor que desejar.

 Os optantes pelo modelo completo podem destinar até 6% de seu imposto apurado aos projetos certificados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, usufruindo do benefício fiscal assegurado.

 É muito simples! São apenas quatro passos.

 1 - Conheça o(s) projeto(s) em que você pode contribuir

2 - Faça a simulação do Imposto de Renda e verifique o quanto pode destinar aos projetos. O simulador também aponta qual modelo é mais vantajoso para o seu caso: o desconto simplificado ou o completo.

3 - Confirme seus dados, escolha o projeto que deseja apoiar e a forma de contribuição (boleto ou adiantamento de recursos, no caso dos Integrantes do Grupo Odebrecht).

4 - Conclua essa etapa clicando em Participar.

 As empresas tributadas através do Lucro Real podem destinar ao(s) projeto(s) apoiado(s) até 1% do imposto de Renda apurado para usufruir do benefício fiscal assegurado.

Quando posso fazer minha contribuição ao Tributo ao Futuro?

No período da Campanha Anual de Arrecadação do Tributo ao Futuro, que geralmente é executada no segundo semestre. Fique atento: as Empresas do Grupo Odebrecht têm autonomia para definir o calendário de mobilização dos seus Integrantes. Se você é Integrante do Grupo Odebrecht, para conhecer as estratégias de Campanha no seu contrato, escritório e/ou ambiente, procure os Agentes do Futuro ou os responsáveis pelas áreas de Pessoas & Organização/RH. Se não é Integrante e tem dúvidas, envie um e-mail para tributoaofuturo@odebrecht.com.

Como participar por meio de Adiantamento de Recursos?

Alguns negócios do Grupo Odebrecht oferecem uma facilidade aos seus Integrantes que desejam participar do Tributo ao Futuro: o Adiantamento de Recursos. Selecionando essa forma de participar, você realiza sua contribuição no ano corrente e é descontado somente no segundo semestre do ano seguinte, diretamente na folha de pagamento, em três parcelas iguais, sem juros ou correção.

Importante! Antes de concluir sua participação, verifique se o seu escritório, obra, contrato ou consórcio permitirá o Adiantamento de Recursos.

Estagiários do Grupo Odebrecht podem participar do Tributo ao Futuro?

Podem! Contudo é preciso verificar com o P&O de seu ambiente/unidade a possibilidade de realizarem a contribuição por meio do adiantamento de recursos, além do pagamento através de boleto bancário.

Estou tentando fazer minha contribuição, mas não consigo efetivar. Quem pode me ajudar?

Caso esteja com dificuldade para realizar a participação, entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Pessoas que não são Integrantes do Grupo Odebrecht podem participar do Tributo ao Futuro?

Podem! Basta seguir os passos abaixo:

 1 - Conheça o(s) projeto(s) em que você pode contribuir

2 - Faça a simulação do Imposto de Renda e verifique o quanto pode destinar aos projetos. O simulador também aponta qual modelo é mais vantajoso para o seu caso: o desconto simplificado ou o completo.

3 - Confirme seus dados, escolha o projeto que deseja apoiar e selecione a opção boleto bancário.

4 - Conclua essa etapa clicando em Participar.

5 - Após o pagamento do boleto bancário, envie o comprovante para tributoaofuturo@odebrecht.com

 
Conselho Municipal
O que é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)?

É um órgão que reúne representações da sociedade civil e do poder público. Nele, são deliberadas e controladas as políticas públicas focadas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Declaração de Imposto de Renda
Quando eu tenho acesso ao recibo da minha destinação?

Após a confirmação dos valores destinados nas contas dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), os recibos serão emitidos. Estes devem ser utilizados em sua Declaração Anual de Imposto de Renda. Os recibos serão disponibilizados por e-mail para os participantes até a última semana do mês de fevereiro.

Como faço para informar minha participação na declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda?

Para informar o valor destinado ao Tributo ao Futuro na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRF), o participante deve declarar apenas em Doações Efetuadas no Código 40 (Doações ao Estatuto da Criança e do Adolescente). O resumo da declaração deverá permanecer em branco, sem informações. No período da declaração, a Fundação Odebrecht orientará como declarar, disponibilizando, por e-mail, um tutorial com o passo a passo.

Como faço para doar diretamente na Declaração?

Para doar diretamente na Declaração, entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro pelo e-mail tributoaofuturo@odebrecht.com. Você também ligar para 4003-4570 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (71) 99699-6397. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O Programa
O que é o Tributo ao Futuro?

É uma iniciativa da Fundação Odebrecht que mobiliza Integrantes do Grupo Odebrecht, demais cidadãos e empresas s a realizarem doações ou a destinarem parte do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), geridos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para viabilizar projetos educacionais de apoio à adolescência.

O que inspira e baseia o Tributo ao Futuro?

O que inspira o Tributo ao Futuro é a oportunidade de transformar positivamente a realidade de adolescentes por meio da educação para o desenvolvimento sustentável. O programa tem como base legal o Estatuto da Criança e Adolescente - ECA (Lei 8.069/90). Com o ECA, foi instituída a criação dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), cuja gestão é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Quem pode participar do Tributo ao Futuro?

Qualquer cidadão pode participar, inclusive pessoas jurídicas.

Por que o Tributo ao Futuro só apoia projetos no Baixo Sul da Bahia?

Os projetos apoiados no Baixo Sul da Bahia possuem a ambiência adequada em termos da Governança Participativa (Poder Público, Sociedade Civil Organizada e Iniciativa Privada) necessária à boa execução das ações e alcance dos resultados pactuados. O foco estratégico da Fundação Odebrecht é poder contribuir com sua tecnologia social para que seja adaptada e ajustada em outros contextos e ambientes, desde que propiciem as condições necessárias para isso.

Projetos Apoiados
Como os projetos são escolhidos?

Os projetos, com foco no adolescente, são elaborados pelas Casas Familiares que integram o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), com o objetivo de serem apresentados aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de acordo com os procedimentos estabelecidos por eles. Quando aprovados, as Instituições de ensino obtêm uma certificação que legitima a captação de recursos para os projetos em questão.

Como faço para visitar os projetos apoiados pelo Tributo ao Futuro?

Entre em contato com a Área de Comunicação da Fundação Odebrecht que avaliará a sua solicitação e dará os devidos encaminhamentos – envie um e-mail para fundacao@odebrecht.com.

Simulador
O valor da Participação nos Lucros e Resultados/Remuneração Variável entra no cálculo do simulador para identificar os 6%?

A partir da promulgação da Lei Nº 12.832/2013, o cidadão não deverá informar os rendimentos tributáveis correspondentes a PLR/RV, pois assim como o 13º salário, passou a ter tributação exclusiva na fonte. O rendimento não deve compor a base de cálculo na simulação, uma vez que impacta diretamente, já que excede o limite legal da destinação, que é de 6%.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital