Instituto GBarbosa e Fundação Odebrecht firmam parceria social

Com a iniciativa, a rede de supermercados passa a comercializar itens social e ambientalmente responsáveis, tornando-se um importante canal de escoamento da produção de cooperativas.

No próximo dia 30 de abril, às 8h, o Instituto GBarbosa (IGB) e a Fundação Odebrecht firmam parceria social, com o lançamento do selo “produto solidário”, para identificar itens que têm em toda a cadeia produtiva a responsabilidade sócio-ambiental aliada ao desenvolvimento humano.

A partir dessa parceira social, a rede de supermercados GBarbosa torna-se um importante canal de escoamento através da comercialização dos mais diversos artigos como – neste primeiro momento – palmito, vassouras de piaçava, farinha de mandioca, tilápia e artesanato, todos gerados pelo Programa de Desenvolvimento Integrado Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul).

O DIS Baixo Sul – que envolve 11 municípios do Sul do estado – é apoiado pela Fundação Odebrecht e constitui-se em um programa de fomento à geração de trabalho e distribuição de renda, que prima pela conservação ambiental, a prática da cidadania e a promoção da educação rural de qualidade, contribuindo para a fixação dos jovens nos seus municípios de origem. No total, já são mais de 800 cooperados e cerca de 3.300 pessoas beneficiadas indiretamente.

A participação do GBarbosa como agente finalizador, ofertando o expressivo número de pontos de venda, tem a intenção de reforçar seu compromisso social, já que um dos maiores problemas dos cooperativados é o escoamento de suas produções. Com o apoio da quarta maior rede supermercadista do país, a expectativa é que tais artigos passem a contar com a vazão comercial necessária para que esses programas se tornem auto-sustentáveis.

Os “produtos solidários” serão identificados com um selo padronizado, nas cores vermelho e amarelo. Ao adquiri-los, o cliente GBarbosa contribuirá para a ocupação disciplinada do solo, o uso racional dos recursos naturais, a preocupação com a não utilização de mão-de-obra infantil ou de atravessadores, além de outros diversos fatores, baseados nos critérios que contribuem para o desenvolvimento integrado e sustentável.

O quê: Lançamento do selo “produto solidário”
Quem: Presidente do GBarbosa Gerard Scheij e Fundador da Odebrecht Norberto Odebrecht
Quando: 30/04 às 8h
Onde: Hiper GBarbosa (Costa Azul)