Comunicação

11h46

Senac e Agir oferecem cursos profissionalizantes para comunidade do Baixo Sul

O evento de encerramento e certificação do Programa de Capacitação Profissional será no dia 5 de junho, a partir das 15h, em Ibirapitanga, a 320 km de Salvador.

Compartilhe
Tamanho do texto

Cerca de 120 moradores do município de Ibirapitanga, região do Baixo Sul da Bahia, comemoram, no dia 5 de junho, a partir das 15h, a conclusão do Programa de Capacitação Profissional nas áreas de Turismo e Hospitalidade; Conservação e Zeladoria; e Consultoria em Segurança Alimentar. Os cursos foram oferecidos gratuitamente, durante o mês de maio, fruto de uma parceria entre a Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O evento de encerramento e certificação será realizado na Serra da Papuã, no município de Ibirapitanga, a 320 km de Salvador. Familiares dos participantes, autoridades locais e potenciais empregadores estão entre os convidados para a solenidade.

O processo de seleção, realizado pela Agir, envolveu líderes das comunidades locais que divulgaram os cursos junto à população e incentivaram as inscrições no programa, que em menos de uma semana teve mais de 250 interessados. Para Ricardo Medeiros, instrutor e consultor do Senac na área de Alimentos e Bebidas, todas as expectativas foram superadas. “O grupo tem um nível muito bom, são pessoas interessadas em aprender técnicas novas. Ao colocar em prática aquilo que aprenderam, eles poderão influenciar diretamente na lógica de funcionamento das comunidades da região”, destacou.

Caline Souza, de 18 anos, fez o curso de garçonete. Ela afirma que levará os benefícios do curso não só para a vida profissional, mas também para a pessoal. “É uma grande oportunidade e eu estou tirando o maior proveito possível. É muito importante passar para as pessoas aquilo que a gente aprendeu, coisas que na nossa comunidade desconhecíamos, como, por exemplo, técnicas de atendimento ao cliente”, ressalta.
 
Sobre a Agir

A Agir - Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi - é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) representativa da APA e suas Comunidades. É o instrumento de integração social entre as comunidades da região e espaço para identificação de objetivos comuns e da coordenação das atividades necessárias e suficientes para atingi-los. A Agir faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul), uma iniciativa que promove oportunidades de trabalho e renda para a população, acesso à educação de qualidade, à conservação do meio ambiente e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sobre o Centro de Excelência em Governança Participativa

Por meio da formação em Auxiliar de Serviços Gerais, Garçom, Camareira, Recepção e Cozinheiro, a iniciativa da Agir, em parceria com o Senac, objetiva implementar o funcionamento do Centro de Excelência em Governança Participativa e Desenvolvimento Integrado e Sustentável, localizado na Serra da Papuã. Uma parcela dos profissionais capacitados será contratada pela administração do Centro. Os demais estarão aptos a prestar serviços com alto padrão de qualidade e segurança alimentar.

O Centro de Excelência é fruto de uma parceria entre o Programa DIS Baixo Sul com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção do intercâmbio de experiências nas áreas de gestão do desenvolvimento e novas modalidades de governança participativa. A inauguração do Centro ocorrerá no início do segundo semestre.

Serviço:
Data: 5 de junho de 2008, quinta-feira.
Horário: 15h
Local: Serra da Papuã, Ibirapitanga – BA (acesso pela BR 101, km 386)

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital