Projeto Mandiocultura beneficia estudantes e professores de Sudeste e Baixo Sul da Bahia

Mais de 35 municípios estão sendo contemplados com o apoio das fundações Odebrecht e Banco do Brasil

Mais de 1500 escolas do Sudoeste e do Baixo Sul da Bahia estão sendo contempladas com um projeto educacional voltado para o estudo da cadeia produtiva da mandioca. As regiões são as maiores produtoras do Brasil e se destacam pela formação de cooperativas que contribuem para o aumento de renda da população local, com novas práticas de comercialização e tecnologias que otimizam a produção e conservam os recursos naturais.

O projeto Mandiocultura está distribuindo material de estudo para as escolas e promovendo oficinas de formação para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 16 municípios do Baixo Sul e 19 da região de Vitória da Conquista. A iniciativa é uma realização da Fundação Odebrecht em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Apoiam o Sebrae (BA)  e a Secretaria da Educação do Estado, com produção e supervisão da Editora Horizonte. O conteúdo editorial do projeto foi gerado a partir de reportagem feita por dois jornalistas da Revista Horizonte Geográfico.  Estes visitaram a região com o objetivo de apurar, pesquisar e retratar os aspectos mais importantes do ciclo da produção de mandioca. A partir deste trabalho foi publicada uma matéria na revista, juntamente com um pôster de caráter educacional e um guia de atividades que orienta os professores a promoverem o estudo do assunto em sala de aula.

O material está sendo distribuído em todas as escolas locais. Cerca de 320 educadores serão beneficiados pelo projeto. As oficinas já começaram a ser realizadas no Baixo Sul, e em junho acontecerão em Vitória da Conquista. A duração dos encontros é de oito horas. Eles têm como objetivo aprofundar as práticas pedagógicas modernas, estimular a abordagem didática interdisciplinar, explorar o tema da cadeia produtiva da mandioca e permitir o intercâmbio entre os participantes.