Comunicação

20h28

Bahia e Estados do Sul do Brasil trocam experiências na área educacional

Jovens, pais, monitores e diretores de 15, das 62 instituições vinculadas à Arcafar Sul, estiveram na região para trocar experiências com as unidades de ensino do Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

4 a 8 de outubro de 2010. Integrantes da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul) e da Cooperativa Educacional de Santa Catarina (Cooesc) visitaram o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), em especial as quatro Casas Familiares ligadas ao PDIS.

Jovens estudantes, pais, monitores e diretores de 15, das 62 Casas Familiares vinculadas à Arcafar Sul, estiveram na região para trocar experiências com as unidades de ensino ligadas ao PDIS e fortalecer as práticas agroecológicas para a obtenção de Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar Sustentável.

De acordo com Marco Antônio Geffer, Diretor Executivo da Arcafar Sul, o que impressionou foi a força de vontade das pessoas do Baixo Sul da Bahia. “Levaremos bastante conhecimento, essa troca é muito importante. Precisamos buscar experiências que promovam o desenvolvimento comunitário”, afirma.

Nas Casas Familiares, os jovens passam uma semana em regime de internato, com aulas na sala e no campo, e duas semanas em suas propriedades, aplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados. Essa metodologia, chamada Pedagogia da Alternância, nasceu na França, em 1937, e sistematiza os conhecimentos adquiridos, além de difundi-los nas famílias e comunidades.

Para conhecer mais sobre a Arcafar Sul, acesse:

https://www.arcafarsul.org.br/novo/?content=home

Sobre o PDIS:
O PDIS é fruto de um sistema inovador de governança participativa, onde os Governos Federal, Estadual e Municipais, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada atuam de forma integrada. Instituído pela Fundação Odebrecht, desde 2003, vem se concentrando na criação de um modelo de desenvolvimento integrado e sustentável capaz de tornar próspera e dinâmica uma área rural com baixo índice de desenvolvimento humano, fixando os jovens talentos no campo.

As ações privilegiam o jovem e sua interação com a família, transformando a realidade de comunidades da zona rural e promovendo a inclusão social. Os projetos fomentam sinergicamente a geração de trabalho e renda (Capital Produtivo), a educação do campo de qualidade (Capital Humano), a construção de uma sociedade mais justa e solidária (Capital Social) e a conservação de recursos naturais (Capital Ambiental). Esta iniciativa foi reconhecida com o Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010.

Em 2009, o PDIS beneficiou direta e indiretamente, mais de 110 mil pessoas.

Informações para a imprensa PDIS:
Vivian Barbosa
71 3206-1553 – vivian@odebrecht.com
 

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital