Comunicação

16h18

Em busca de novas conquistas

Solenidades de formatura marcam o encerramento do ano letivo nas Casas Familiares e Casa Jovem. Novos empresários rurais comemoram data junto com seus familiares

Compartilhe
Tamanho do texto

Um dia inesquecível de realização de sonhos, renovação da esperança e crença que é possível construir um futuro sustentável no campo, colaborando com suas comunidades. Dessa forma, pode ser descrita a emoção de mais de 70 jovens durante as solenidades de formatura nos cursos técnicos de Agropecuária, Florestas e Agroecologia, integrado ao Ensino Médio, das Casas Familiares Rurais de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Agroflorestal (Cfaf) e Colégio Estadual Casa Jovem.

As unidades de ensino são ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados, que, entre diversas frentes de atuação, busca promover a educação de qualidade e incentivar a formação de novos empresários rurais.  


Turma de formandos da CFR-PTN


Após três anos de novas experiências e aprendizados, os jovens celebraram suas formaturas. Para Quionei Araújo, diretor de ensino da CFR-PTN, que formou sua terceira turma de técnicos, a conquista abrange todos os envolvidos no processo educacional. “É de extrema importância ver mais uma turma sendo formada. Essa é uma conquista de todos e principalmente desses jovens empresários que se dedicaram durante todo esse tempo de formação”, ressalta Araújo.

“Tivemos momentos de lutas e conquistas. Em meio às dificuldades, pensei em desistir, mas o sonho de vencer falou mais alto. Hoje me sinto realizado, vivi bons momentos com minha turma, fiz amigos, compartilhei conhecimento. Levarei comigo as lembranças dessa escola”, conta o jovem Ubiratan Santos, formado pela CFR-PTN.

Para os formandos da Cfaf, a data foi ainda mais marcante, pois eles estão fazendo parte da primeira turma desta Casa Familiar que se forma com a habilitação técnica em Florestas. Homenagens aos monitores e colaboradores da instituição e histórias dos anos de companheirismo e aprendizado marcaram o discurso durante a colação de grau.



Formandos e familiares celebram a realização de um sonho 

Paulina Rosário, mãe da formada Taísa Rosário, conta que o conhecimento adquirido por sua filha durante os anos de estudos serão ainda mais bem aproveitados agora, com seu diploma em mãos. “Agradeço a todos que contribuíram com a formação de minha filha e desses jovens da zona rural. Desde o início o que ela aprendeu tem mudado nossas vidas”.

O Colégio Estadual Casa Jovem também festejou o encerramento de um ciclo para os estudantes do curso técnico em Agroecologia. Francisco Nascimento, ex-diretor do Casa Jovem e paraninfo da turma, enfatizou durante seu discurso que “ou nos acomodamos ou vamos em busca de dignidade. A tarefa não está terminando. Estudem cada vez mais para colaborarem com o crescimento de suas comunidades”, disse.

Entre as instituições de ensino ligadas ao PDCIS que buscam incentivar os jovens do Baixo Sul a se tornarem protagonistas de seus destinos está ainda a Casa Familiar Rural de Igrapiúna, que irá celebrar a formatura do terceiro ano no final do mês de janeiro. Dessa forma, será a primeira vez que as três Casas Familiares e Casa Jovem celebram juntas a formatura de técnicos da zona rural.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital