Troca de conhecimentos

Instituições nacionais e internacionais estiveram no Baixo Sul nos meses de setembro e outubro. Destaque para passagem de Integrantes da Odebrecht Óleo & Gás e Mitsubishi Corporation

Nos meses de setembro e outubro, parceiros e representantes de instituições nacionais e internacionais conheceram as ações ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). Confira as visitas:

Setembro
4 a 5 de setembro: Integrantes da Odebrecht óleo & Gás, que contribuem com o Programa Tributo ao Futuro, conheceram o Centro de Formação Profissional Construir Melhor, em Valença (BA), e interagiram com jovens da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e associados da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

7 de setembro: a CFR-PTN recebeu a décima turma do Programa de Desenvolvimento de Empresários (PDE) Industrial. A iniciativa reúne equipes da Braskem, Odebrecht Agroindustrial, Odebrecht óleo & Gás e Enseada Indústria Naval S.A. e tem como objetivo formar novas gerações de Líderes Educadores. Clique aqui e confira matéria completa.

Outubro
13 e 14 de outubro: Domiciano de Souza e Soraya Rangel, Coordenadores de Sustentabilidade da Odebrecht óleo & Gás, conheceram as ações fomentadas pela Organização de Conservação da Terra (OCT), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf).

Representantes da Odebrecht óleo & Gás conheceram as ações da OCT

13 a 17 de outubro: três estudantes da Escola 721 Caleta Horno, localizada na comunidade Patagônica de Camarones, em Chubut, Argentina, participaram de intercâmbio na Casa Familiar das águas (CFA) e Cooperativa dos Aquicultores de águas Continentais (Coopecon).

Acompanhados por Dario Fontes, Diretor da Escola 721, e Lucas Ignacio Utrera, Responsável por Sustentabilidade na Odebrecht Argentina, os jovens também conheceram a CFR-PTN e a Cfaf. Veja mais informações.

14 a 16 de outubro: Aiichiro Matsunaga, Presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil, Takuya Hirakuri, Diretor Gerente do Departamento de Estratégia Corporativa, e Saori Matsubara, Coordenadora do Departamento de Estratégia Corporativa, visitaram as Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia. Desde 2009, a instituição aporta recursos para a formação de novos empresários rurais na região.

Jovens da Casa Familiar trocaram experiências com a Mitsubishi Corporation

“Vemos o brilho nos olhos deles. Isso mostra como a educação muda o espírito e influencia a sociedade. Estamos orgulhosos e agradecemos por participar desses projetos e contribuir com o desenvolvimento social que Norberto Odebrecht nos deixou de herança”, ressalta Matsunaga.

Os representantes da Mitsubishi também visitaram a OCT e Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm). Acesse a matéria completa no Diário de Bordo da Fundação Odebrecht.

15 a 17 de outubro: Almirante Carolli, Comandante do 2º Distrito Naval, e Comandante Borges, Assistente da Marinha, estiveram no Colégio Casa Jovem, CFR-PTN, Coopatan e Coopecon, onde interagiram com estudantes e cooperados.08

17 de outubro: Integrantes da área de Pessoas & Organização (P&O) da Enseada Indústria Naval alocados na Unidade Paraguaçu, localizada em Maragojipe (BA), trocaram conhecimentos sobre práticas de negócios e Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) com 30 jovens da CFR-PTN.

“Esse intercâmbio foi muito rico e saímos daqui encantados com a forma como esses estudantes praticam a TEO. Eles contribuíram para que nos tornássemos pessoas e profissionais melhores”, ressalta uma das visitantes, Maria Loreley.

20 a 23 de outubro: Esteves Mbela e Adriano Freire, respectivamente, Gerente de Responsabilidade Social e Responsabilidade Social Empresarial da Odebrecht Infraestrutura Angola, estiveram no Baixo Sul da Bahia com Rafael Miguel Neto, Responsável pelo Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK).

A agenda contemplou passagem pelo Edifício Sede da Odebrecht em Salvador (BA), além da Coopecon, Unidade de Beneficiamento de Pescados, e Ambial, setor industrial da Coopalm. “Estamos muito satisfeitos com o que vimos aqui. Com certeza será nossa inspiração para implantação do projeto de aquicultura em Angola”, diz Mbela.