Promovendo o desenvolvimento regional

Dez estudantes da Casa Familiar Agroflorestal se associam à Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves

Elvis Souza, 18 anos, está no 3º ano do curso de Educação Profissional Técnica em Florestas integrado ao Ensino Médio na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf). Como parte das atividades desenvolvidas na unidade de ensino, implantou um hectare de banana, cacau e seringueira na propriedade de sua família. No próximo ano ele realizará sua primeira colheita de banana e já tem destino certo para escoar sua produção.

O jovem é um dos dez educandos da Casa Familiar que se associaram à Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) que, assim como a Cfaf, faz parte do Pacto de Governança do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). “A cooperativa vai agregar valor econômico e social aos produtos e conseguiremos aumentar a renda da nossa família”, assegura.

é no que acredita Anailton Santana, 19 anos. O morador da comunidade da Escadinha, em Nilo Peçanha (BA), está no 2º ano e conta que se associar à Coopatan motiva o seu crescimento. “A Casa Familiar nos ensina formas de administrar nossos recursos e com o apoio dos assistentes educadores da cooperativa vou me desenvolver ainda mais. Do futuro, tenho a certeza de que estarei envolvido com agricultura”.

Para Rita Cardoso, Diretora Executiva da Cfaf, a atuação em conjunto entre as instituições é fundamental. “Precisamos estar de mãos dadas para potencializar a sustentabilidade na região”. O PDCIS tem como desafio tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental, fixando os jovens talentos no campo. A iniciativa é apoiada pela Fundação Odebrecht, parceiros públicos e privados.