Comunicação

18h03

Organização de Conservação da Terra contribui para a conservação da Mata Atlântica

Instituição apoiada pela Fundação Odebrecht já recuperou mais de 8.300 hectares de área no Baixo Sul, desde 2012

Compartilhe
Tamanho do texto

Na Bahia, a Organização de Conservação da Terra (OCT) atua na área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, localizada na região do Baixo Sul, que tem 171 mil hectares e está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica. Apoiada pela Fundação Odebrecht, suas ações buscam promover a conservação do solo, da flora, da fauna e revitalizar os recursos hídricos locais.

Para isso, a instituição tem estimulado três iniciativas:

• Conservação Ambiental: desenvolvimento de serviços ambientais e fortalecimento dos recursos naturais, o que contribui para sustentar a vida no planeta. Nesse contexto, a OCT coordena programas (como o Carbono Neutro Pratigi) que recuperam nascentes, favorecendo a capacidade hídrica da região. Além disso, orientam tecnicamente os agricultores sobre o planejamento e regularização das suas propriedades.

• Conservação Produtiva: incentivo a culturas agrícolas de baixo impacto ambiental, estimulando o reflorestamento e a ocupação da propriedade com cultivos que contribuam para manter o equilíbrio do ecossistema.

• Planejamento Ambiental: identificação de áreas com aptidão para culturas de baixo impacto, pesquisa em biodiversidade e planejamento do território (comunidades ou APAs), de forma a orientar a produção agrícola sustentável na região.

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados cerca de 70% do produto interno bruto do Brasil. é ainda quem regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, controla o equilíbrio climático e suas paisagens oferecem belezas cênicas, além de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.

Ainda assim, uma pesquisa divulgada em 2014, pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, aponta um aumento de 9% no desmatamento desta região no período de 2012-2013, em relação ao biênio anterior. Nos últimos 28 anos, a Mata Atlântica perdeu o equivalente à área de 12 cidades de São Paulo - a taxa anual de desmatamento é a maior desde 2008. Atualmente, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares.

A OCT faz parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht, através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), que atua no Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia - região com 11 municípios, onde vivem 285 mil pessoas. O Programa, coordenado pela Fundação Odebrecht, promove a educação, geração de trabalho e renda, com cidadania e respeito ao meio ambiente e une esforços dos Governos Federal, Estadual e Municipal, da iniciativa privada e da sociedade civil. O objetivo é tornar a região próspera, de forma socioeconômica e ambientalmente sustentável.

O PDCIS busca construir oportunidades para os jovens e suas famílias desenvolverem seus cultivos nas comunidades em que vivem, tudo em harmonia com a conservação do meio ambiente. Por isso, a OCT orienta tecnicamente os agricultores locais para a realização de um manejo adequado dos cultivos e a conservação da água. Desde 2012, mais de 8.300 hectares de área foram conservados, 1.000 famílias atendidas e 68 nascentes recuperadas.

Sobre a Fundação Odebrecht

A Fundação Odebrecht, uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela Organização Odebrecht, completa 50 anos em 2015.  Desde que foi criada, a Fundação Odebrecht tem como foco contribuir para a formação de uma população estruturada em unidades-família, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Sua missão é educar para a vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites.

A Fundação foca no desenvolvimento do jovem e sua família para a criação de soluções em conjunto com as comunidades locais, com base nas suas potencialidades e necessidades. A essência das ações está baseada nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht, com foco na educação e no trabalho, que valoriza capacidades do ser humano, como a disposição para servir e o desejo de evoluir. 

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital