Um olhar para o futuro

Com apenas 14 anos, estudante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves inicia formação para se tornar um jovem empresário rural

Quando olha para o filho, Maria das Dores Santos não esconde sua admiração. Mesmo com apenas 14 anos, Lindomar Almeida dos Santos já mostra que é obstinado e sabe o quer: ser um jovem empresário rural. Para alcançar o sonho, o adolescente deu o primeiro passo no ano passado, ao enfrentar processo seletivo que envolveu mais de 630 estudantes para 35 vagas na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN).

No primeiro ano de formação, iniciado em 2017, Lindomar já sente as mudanças no ensino e trato com a agricultura – na instituição, os alunos acessam técnicas que garantem maior qualidade e produtividade. “A forma de estudar é muito diferente das escolas que eu já passei. Estou muito motivado, pois aprendo tecnologias que posso aplicar no negócio da minha família, que é o campo, a lavoura”, disse.

“Mesmo com pouco tempo na CFR-PTN, ele já nos mostrou uma forma nova de plantar, muito mais moderna e com menos perdas. E tudo com uma explicação do porquê, o que traz ensinamentos para nós também”, afirmou Dona Maria. Na propriedade da família, localizada na comunidade do Ouro Preto, município baiano de Presidente Tancredo Neves, aipim, banana-da-terra e abacaxi garantem o sustento e a esperança de dias melhores. “Quero poder ajudar com meu conhecimento e de forma integrada, para que possamos crescer juntos”, completou Lindomar.

A CFR-PTN é apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), oferecendo uma educação profissional de qualidade a jovens que estimula a permanência no campo e na agricultura familiar. Em 2009, foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia a ministrar o curso com Habilitação Técnica em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, realizado por Lindomar, tornando-se a primeira instituição no Norte/Nordeste com esse tipo de aprovação.