Comunicação

11h09

Jovens da CFAF contribuem para hábitos alimentares mais saudáveis

Hortaliças cultivadas pelos jovens da Casa Familiar Agroflorestal propiciam melhorias nos hábitos alimentares, além de uma fonte alternativa de renda.

Os alunos da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), residentes nos municípios de Ituberá e Nilo Peçanha, Baixo Sul da Bahia, estão transformando os hábitos alimentares de pequenas comunidades da região. Aplicando as lições aprendidas na alternância sobre Horticultura, com o apoio da comunidade, eles propiciam melhorias nos hábitos e na segurança alimentar, além de uma fonte alternativa de renda.

O modelo das Casas Familiares nasceu na França, em 1937, e é baseado na Pedagogia da Alternância, que mescla períodos de uma semana em regime integral na Casa Familiar e duas semanas de aplicação supervisionada dos conhecimentos na propriedade familiar. Foi no retorno ao lar que os jovens da CFAF aplicaram as técnicas do cultivo de hortaliças como alface, coentro, hortelã e ainda tomate, pimentão, aipim, batata doce e quiabo. Atualmente, cinco povoados estão envolvidos no cultivo de hortas comunitárias – Lagoa Santa (em Ituberá), Jatimane, Boitaraca, São Francisco e Assentamento São João (em Nilo Peçanha).

A participação efetiva dos jovens junto às comunidades irá garantir produção suficiente para abastecer as famílias envolvidas com hortaliças frescas, produzidas sem agro-tóxicos. Também é realizado um trabalho de conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e seus benefícios para o organismo.

André dos Santos, 19 anos, aluno da CFAF, explica que antes da horta comunitária, tudo precisava ser comprado na mão de terceiros e não havia garantia de qualidade. “O lanche em casa era café e bolacha. Agora, além de refeições mais reforçadas, temos certeza que os alimentos são de boa qualidade e não vão prejudicar nossa saúde”.

Parte da produção já está sendo comercializada na feira de Ituberá, aos sábados. Uma barraca foi cedida pela CFAF, em parceria com a Cooperativa de Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap), para facilitar as vendas.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital