Comunicação

18h55

Concluída a primeira etapa do plano de desenvolvimento da APA do Pratigi

A Estrada Parque da Cidadania é um dos projetos do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul.

O Portal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi e a Estrada Parque da Cidadania, ambos no município de Ibirapitanga, foram inaugurados ontem pelo governador Paulo Souto. O portal é um marco de conclusão da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da APA do Pratigi e do início dos seis primeiros quilômetros da Estrada Parque da Cidadania.

A Estrada Parque da Cidadania é um dos projetos do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul. Ontem, foram entregues também os escritórios da Associação dos Guardiães da APA do Pratigi (Agir) e da equipe que trabalhará na Estrada Parque da Cidadania.

Para Souto, a Bahia tem dado um grande exemplo de atenção com as áreas de conservação ambiental. "Essa área do Pratigi é excepcional, com uma biodiversidade muito rica. E hoje estamos consolidando esse minicorredor ecológico, chamado Papuã Pratigi, e criando aqui, por meio de organizações de sociedade civil de interesse público, instrumentos importantes que vão ajudar na sua gestão", declarou.

Ele disse ainda que só é possível avançar com  iniciativas que envolvam o poder público e organizações locais preocupadas com a questão do meio ambiente e com a perspectiva do desenvolvimento e da inclusão social dessas áreas. "A estrada que está sendo construída é de cascalho, obedecendo às normas de preservação, e vai permitir inclusive a fiscalização, o estudo e que pessoas interessadas, até mesmo turistas, possam vir aqui", afirmou.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vladimir Abdala, explicou que a Bahia possui 12% do seu território constituído em APAs, quando a recomendação da ONU é de 10%. "Na APA, estamos utilizando a natureza para o homem, de forma sustentável. Nesse minicorredor ecológico, por meio principalmente da agricultura, as comunidades estão sendo beneficiadas com a possibilidade do seu desenvolvimento sustentável", observou.

Biodiversidade

O Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável é parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul (DIS Baixo Sul), desenvolvido desde 2003 pela Fundação Odebrecht, em parceria com o Governo do Estado e outras entidades.

O plano visa conservar a biodiversidade e os recursos naturais de mata atlântica na Bahia, aliando-se à geração de trabalho e renda e à ocupação disciplinada do solo da região.

Segundo o presidente da Fundação Odebrecht, Norberto Odebrecht, é a Associação dos Guardiães da APA do Pratigi que vai tomar conta e dirigir, pelos seus próprios cooperados, o funcionamento da APA. A parceria surgiu em janeiro de 2004, por meio de um protocolo de responsabilidades envolvendo o Baixo Sul, a Fundação Odebrecht e 16 secretarias.

Abrangendo uma área de cerca de 86 mil hectares, a APA do Pratigi está distribuída entre os municípios de Igrapiúna, Nilo Peçanha, Ituberá, Ibirapitanga e Piraí do Norte e contém a nascente de cinco importantes rios da região: Rio Juliana, do Peixe, Burizinho, Braço Norte e Rio do Meio.

O diretor-executivo da Agir, Elton Sampaio, disse que esta é a maior área remanescente de mata atlântica da Bahia. A área segue um plano de manejo que auxilia no desenvolvimento sustentável da região na melhoria da qualidade de vida da população local. A região possui 60 associações de produtores e moradores.

O presidente da Agir, Antônio Nunes, produtor rural e morador há 21 anos do Vale da Juliana, compreendido dentro da APA, afirmou que a iniciativa vai ajudar a todos os mil associados.Ele planta pupunha, cravo, caju e vai passar a plantar cacau e seringueira. "Temos a oportunidade de ampliar nossa produção. O nosso plano é começar agora a explorar também o turismo", comentou.

Fonte: Diário Oficial da Bahia, 22 de dezembro de 2006.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital