Muitos deles acordaram cedo e viajaram alguns quilômetros para chegar pontualmente, às 8h30, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides). A programação era extensa e incluía uma oficina com o tema “Desenvolvendo um novo olhar sobre as comunidades – Conceitos e práticas em desenvolvimento comunitário”, pela manhã, e outra sobre “Técnicas de Jornalismo”, pela tarde.
Ao todo, 25 meninos e meninas, integrantes dos projetos Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Casa Familiar do Mar e Casa Familiar Agroflorestal, participaram da II Oficina com a Rede de Comunicadores Voluntários do Baixo Sul, realizada no dia 11 de dezembro. Rogério Arns, Assessor da Fundação Odebrecht para Desenvolvimento Comunitário, ministrou a primeira parte da oficina, trabalhando com dinâmicas, promovendo reflexões e a troca de informações entre os jovens, que repensaram seu papel como agentes de desenvolvimento local.
A segunda parte do encontro foi liderada por Vivian Barbosa, jornalista da Fundação Odebrecht. Os jovens discutiram sobre a estrutura de um jornal e da notícia, a importância de uma pauta bem preparada e dicas de como se fazer uma boa entrevista.
Ao final do encontro, os jovens receberam a camisa da Rede de Comunicadores Voluntários, para utilizar quando estiverem em campo, cobrindo eventos e realizando entrevistas. Desde julho de 2007, circula pelos municípios do Baixo Sul da Bahia o jornal comunitário Diga! Baixo Sul. O informativo traz reportagens e fotografias produzidas pelos jovens Comunicadores Voluntários.
Leia mais em: Jornal Diga! Baixo Sul destaca resultados do Programa DIS