Comunicação

16h48

Curso de capacitação de educadores Labor entra no 16º mês

Nos dias 24 e 25 de janeiro, a Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia (Amubs).

O curso de capacitação de educadores municipais do Baixo Sul da Bahia, ministrado pela Associação Educacional Labor, entra no 16º mês de atividades. Professores dos municípios de Valença, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Igrapiúna, Camamu, Ibirapitanga e Maraú estão sendo beneficiados. Ao todo, 250 docentes efetivos de escolas públicas e mais 26 agentes multiplicadores participam do projeto.

Nos dias 24 e 25 de janeiro, a Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia (Amubs) sediou o quarto encontro de multiplicadores do curso Labor. O evento reuniu 26 educadores que trabalharam temas como a sustentabilidade do projeto, já em fase de finalização. Em julho de 2008, a formação dos 276 professores (cursistas e multiplicadores) estará concluída.

Segundo Cristiana Ferreira, técnica da Labor, neste momento está sendo pensada a continuidade dos Pequenos Projetos Didáticos (PDD). “Os professores realizaram diagnósticos e construíram PPDs para serem realizados nas escolas, suprindo uma determinada carência identificada. Já são mais de 150 PPDs em execução. O educador é levado à reflexão e à ação, colocando em prática uma seqüência didática”, conta Cristiana.

A técnica Labor explica que, para muitos dos professores, é a primeira vez que trabalham em um projeto educacional planejado por eles mesmos e isso acaba conferindo um comprometimento maior. “Depois de formados, esses multiplicadores serão técnicos Labor na Bahia, estando aptos a formar outras turmas de professores na região e também trabalhar na capacitação de novos multiplicadores”, concluiu. A meta é, até 2011, trabalhar com professores de 70% das escolas do Baixo Sul.

Em 16 de outubro de 2006, foi assinado um convênio entre a Amubs, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), a Labor e a Odebrecht possibilitando que o curso de capacitação fosse oferecido aos professores da rede municipal do Baixo Sul da Bahia. A Labor desenvolve uma proposta metodológica que busca aproximar o professor do aluno e a escola da comunidade, integrando a teoria com a prática como forma de tornar o ensino significativo para a criança.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital