Comunicação

12h43

“O jovem não tem que esperar para ser. O jovem já é”

Comemorando os 20 anos de Protagonismo Juvenil, site da Fundação Odebrecht traz, ao longo de 2008, depoimentos de jovens que participaram de projetos realizados pela instituição.

Em 1988, a Fundação Odebrecht elegeu o jovem como foco de sua contribuição. Desde o início das ações, constatou-se a importância de estimular a atuação do jovem como fonte de liberdade, iniciativa e compromisso, fundamento para formar pessoas responsáveis, conscientes e participativas.

A decisão de fazer com o jovem e não para o jovem, entendendo-o como parte da solução e não como problema, foi posteriormente conceituada, sistematizada e denominada Protagonismo Juvenil, filosofia formativa que hoje é um patrimônio do Terceiro Setor.

Ao longo do ano de 2008, um pouco da história de jovens que participaram de projetos realizados pela Fundação Odebrecht será publicada na seção de notícias do site e no Boletim Digital da instituição. O depoimento de estréia é da artista visual Bárbara Tércia.

Bárbara tinha apenas 15 anos quando ingressou no núcleo juvenil de comunicação do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, na época, apoiado pela Fundação Odebrecht. Trilhou sua carreira como designer gráfica e já realizou diversas exposições artísticas. Hoje, aos 34 anos, trabalha como designer na Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Segundo Bárbara, sua formação enquanto jovem protagonista marcou toda sua vida:

"A proatividade foi o aprendizado mais significativo desse período, o que trouxe e levarei para toda a vida. O que chamamos de protagonismo juvenil é acima de tudo o jovem acreditar em si e correr atrás dos seus sonhos. Nesta fase, não somos mais crianças, mas ainda não somos adultos. Isso não significa que temos que ficar parados, esperando que as coisas aconteçam. O jovem não tem que esperar para ser. O jovem já é".

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital