Comunicação

14h24

Reportagem sobre a Cooprap ganha Prêmio Sebrae de Jornalismo

Produzida por Carlos Dorneles e Jorge dos Santos, a reportagem foi exibida no Programa Globo Rural em agosto de 2007.

Produzida por Carlos Dorneles e Jorge dos Santos, a reportagem sobre a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap) foi vencedora da categoria telejornalismo do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O resultado foi divulgado no dia 13 de maio durante cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

O Prêmio é um concurso jornalístico instituído pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Seu foco é dar visibilidade para trabalhos veiculados na imprensa nacional relativos ao desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas no Brasil. No total, concorreram 618 reportagens, em seis categorias.

As filmagens para o programa Globo Rural foram realizadas nas comunidades de Rio do Campo, em Ituberá, Boitaraca e São Francisco, em Nilo Peçanha. A reportagem mostra que a Cooprap está mudando a vida de comunidades de descendentes de escravos na região do Baixo Sul da Bahia. Os quilombolas exploram a piaçava, utilizando a fibra na fabricação de vassouras e também de artesanato. Além de melhorar a renda, a união dos cooperados recupera tradições culturais.

As ações realizadas pela Casa Familiar Agroflorestal também foram apresentadas na matéria. Os jovens contam como transformaram o desejo de abandonar a zona rural, em busca de melhores oportunidades nos centros urbanos, no sonho de permanecer em suas comunidades, sendo agentes de desenvolvimento local.

A Casa Familiar Agroflorestal e a Cooprap, que lidera a Cadeia Produtiva da Piaçava, fazem parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável - DIS Baixo Sul, uma iniciativa apoiada pelo Governo da Bahia, a Associação de Municípios do Baixo Sul (Amubs) e a Fundação Odebrecht, entre outros parceiros.

Veja a reportagem vencedora na íntegra. Clique aqui!

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital