Comunicação

16h03

Profissionais de educação do DIS Baixo Sul fazem curso no CECJ

Antônio Carlos e Alfredo Carlos Gomes da Costa ministraram o curso “O Professor como Educador”, realizado entre os dias 22 e 25 de maio.

Os educadores Antônio Carlos e Alfredo Carlos Gomes da Costa ministraram o curso “O Professor como Educador”, entre os dias 22 e 25 de maio. O curso foi sediado no Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), no município de Igrapiúna, na região do Baixo Sul da Bahia. Protagonismo juvenil, o educador como líder e agente de transformação, educação do campo e educação para e pelo trabalho foram alguns dos temas abordados.

Tendo como público alvo professores, coordenadores e a direção do Colégio, o objetivo do treinamento foi criar espaços e condições para que o professor reflita sobre si mesmo enquanto pessoa, cidadão e profissional. Participaram também professores da Escola Municipal Casa Jovem, representantes da Diretoria Regional de Educação de Valença (Direc-5) e da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), técnicos da Oscip Casa Jovem, Casas Familiares e Instituto Direito e Cidadania.

Para Ademário Oliveira, professor do CECJ, o curso trouxe melhoria para as práticas pedagógicas de toda a equipe. "Conceitos como Protagonismo Juvenil e Resiliência estarão presentes, cada vez mais, em minha prática como educador", disse. Já para a professora Eberlaine Santos, o curso oferecido facilitou a compreensão de sua participação no colégio como educadora. “Adquiri conhecimentos bastante significativos para a minha atuação”, pontua.

 O curso incentivou a equipe pedagógica a buscar mudanças de paradigmas no Sistema Educacional a partir da iniciativa do CECJ, que pode ser reaplicada em outras regiões. A programação foi desenvolvida de modo a propiciar aos professores uma consciência transformadora e crítica do magistério, identificando as razões pelas quais cada um optou pela profissão e o sentido social e educativo desta tarefa para os educandos, suas famílias e a comunidade. Também foi trabalhada no treinamento a postura básica do professor frente ao seu público, abordando os aspectos ético-políticos e técnico-profissionais da ação educativa.

 Antônio Carlos e Alfredo Carlos Gomes da Costa são técnicos especialistas na área de políticas públicas para a infância e juventude. Antônio Carlos é um dos autores do livro “Protagonismo Juvenil - Adolescência, Educação e Participação Democrática”, publicado pela Fundação Odebrecht e FTD.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital