Comunicação

18h15

Cidade de Presidente Tancredo Neves ganha Ponto Cidadão

Programa atendeu seis mil pessoas, sábado, na inauguração da nova unidade.

Fonte: Diário Oficial da Bahia, 29 de julho de 2008.
Editoria: Administração, capa e p. 2.

Há seis anos, quando Maria Inês Souza Santos, residente na cidade de Presidente Tancredo Neves – distante 250 quilômetros de Salvador – precisou tirar a carteira de identidade, esperou quatro meses para receber o documento.

Sábado passado, ela levou a filha Darlane de Jesus Santos, 11 anos, para retirar o mesmo documento, que será emitido em até 15 dias.
A agilidade do serviço se deve à implantação do Ponto Cidadão no município pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração.

A nova unidade é dotada de toda infra-estrutura necessária para emissão de documentos, como carteira de identidade, antecedentes criminais, carteira de trabalho e CPF.

A inauguração ocorreu no último sábado, quando foi promovida mais uma edição do programa Você Cidadão, que ofertou à população local diversos tipos de serviços, como atendimento médico, corte de cabelo, distribuição de sopa pelas Voluntárias Sociais e emissão de documentos pelo SAC Móvel, entre outros. Seis mil pessoas foram atendidas durante a programação.

Na fila do Ponto Cidadão, enquanto aguardava o registro das digitais no papel-carbono, o trabalhador rural Ailton de Jesus, 25 anos, pontuava a importância do serviço: "Agora ficou mais fácil obter os documentos. Antes, a gente andava mais", afirmou o trabalhador, que reside no município de Teolândia, distante cerca de 20 quilômetros de Presidente Tancredo Neves.

Com o novo Ponto Cidadão, os moradores de Teolândia não precisarão mais se deslocar para os municípios circunvizinhos de Santo Antônio de Jesus ou Valença para acessar esses serviços. Ainda que perto, o deslocamento para estas cidades resultava, segundo ele, "em perda de tempo e custo com transporte."

A dona-de-casa Maria da Paz de Jesus, 40 anos, residente em Presidente Tancredo Neves, também estava na expectativa de obter com mais agilidade o Certificado de Pessoa Física (CPF). "Acho que agora vou ter o CPF com mais rapidez", afirmou Maria da Paz, que aproveitou a ocasião para levar o neto Antonio da Lapa, de 1 ano e sete meses, para fazer exame de glicemia no posto móvel da Secretaria da Saúde do município, que atendeu no equipamento cedido pelo SAC Móvel.

IDH determina – O Ponto Cidadão de Presidente Tancredo Neves é o segundo a ser implantado no estado. O primeiro foi na cidade de Central – distante 513 quilômetros da capital –, inaugurado em 14 de junho passado.

O programa Você Cidadão implantará mais quatro unidades ainda este ano, nos municípios de Inhambupe, Cícero Dantas, Malhadas e Mulungu do Morro.
 

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital