Modelo APA do Pratigi é apresentado para visitantes

Antonio Claret, Superintendente da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, e Ricardo Bueno, Diretor de Contrato da Construtora Norberto Odebrecht, visitaram Baixo Sul da Bahia nos dias 22 e 23 de setembro.

Para conhecer a visão de Responsabilidade Social da Organização Odebrecht, Antônio Claret, Superintendente da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), visitou projetos apoiados pela Fundação Odebrecht que vêm promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável dos 11 municípios que compõem o Sistema de Áreas de Proteção Ambiental da região do Baixo Sul da Bahia.

Com foco no intercâmbio de experiências sobre o desafio da sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de setembro, Claret conheceu iniciativas que promovem a educação de jovens e a geração de trabalho e renda para o pequeno agricultor familiar, aliadas a conservação do meio ambiente e a geração de energia limpa. Ricardo Bueno, Diretor de Contrato da Construtora Norberto Odebrecht (CNO), e Joaquim Cardoso, Assessor Político da Fundação Odebrecht, acompanharam a visita.

A Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) é uma joint venture formada pelo grupo francês Vallourec e pelo japonês Sumitomo Metals. Parceiros há mais de 30 anos no campo de conexões destinadas ao setor de óleo e gás, as duas empresas iniciaram, em 2007, a construção de uma usina de tubos de aço sem costura, mediante investimento conjunto de US$ 1,6 bilhão.

O complexo siderúrgico da VSB está sendo instalado no município de Jeceaba, em Minas Gerais. A Foz do Brasil, empresa de Engenharia Ambiental controlada pela Organização Odebrecht, está investindo cerca de R$ 550 milhões nesta planta da VSB e contratou a CNO para ser a responsável por engenharia, suprimento e construção deste contrato. A Foz do Brasil fará a operação por 15 anos e, no final do período, transferirá o patrimônio para VSB.