Comunicação

19h07

Meio Ambiente é tema da 8ª edição do Curso de Vereança

Encontro reuniu vereadores dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra), no dia 13 de novembro, em Ibirapitanga (BA).

Vereadores dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra) participaram, no dia 13 de novembro, da 8ª edição do Curso de Vereança. Meio ambiente foi o tema do encontro realizado na Serra da Papuã, município de Ibirapitanga (BA).

Legislação ambiental, licenciamento, competências municipais e problemáticas comuns como destino do lixo e saneamento básico foram alguns dos tópicos debatidos. Cerca de 20 representantes do poder público estavam presentes e também assistiram a uma apresentação do Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros, sobre o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável em execução no Baixo Sul da Bahia. O objetivo era apresentar as principais conquistas e os desafios prioritários.

Jerônimo Conceição, vereador de Igrapiúna, destacou os resultados obtidos pela cadeia produtiva do palmito no assentamento Mata do Sossego. “Conheci as famílias e percebi a evolução da comunidade. Convivemos com realizações impactantes. A remuneração do agricultor é diferenciada”, relata.

Já o vereador de Ibirapitanga, Adinaelson Quinto, chamou a atenção dos presentes para pensarem o Programa como um todo, avaliando as necessidades da comunidade da APA do Pratigi de maneira geral. “Nossa causa não é de apenas um município, mas de todos que compõem o Ciapra”, reforça.

Durante o curso, foi distribuída a Carta Ambiental do Pratigi, documento que será discutido pelos vereadores nos próximos encontros. Elaborada por Fausto Azevedo, Diretor Executivo da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir), a carta simboliza o comprometimento dos representantes em buscar o desenvolvimento sustentável respeitando o meio ambiente.

O Ciapra é uma associação da qual fazem parte os municípios de Ituberá, Igrapiúna, Ibirapitanga, Nilo Peçanha e Piraí do Norte. Constituído na forma jurídica de Associação Civil de Direito Público, sem fins lucrativos, tem como objetivo primordial buscar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e político da APA do Pratigi.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital