Comunicação

16h42

Jovens compartilham conhecimento no I Seminário Rural

Evento é promovido por educandos das turmas cinco e seis e pretende aproximar unidade de ensino da comunidade

Foi realizado, no dia 20 de março, na sede da Associação Beneficente dos Moradores da Comunidade Novolândia (Abemon), localizada no município de Teolândia (BA), o I Seminário Rural de 2011. O evento foi promovido por educandos das turmas cinco e seis da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN).

Também moradores de Novolândia, Nabid Silva, 19 anos, e Jorge Correia, 20 anos, falaram sobre a cultura da banana. ”É muito importante compartilhar o que aprendo na Casa com a minha comunidade”, assegura Silva. “Somos agraciados por essas pessoas estarem aqui, trazendo tantas informações”, comemora Iraci Santana, presidente da Abemon.

Durante o Seminário, Tibúrcio Neto, técnico em laboratório, destacou o Centro Vocacional de Tecnologias Territoriais (CVTT), implantado na CFR-PTN em 2010, e a importância de utilizar esse espaço. “A análise do solo mostra exatamente qual o melhor adubo e em que quantidade deve ser utilizado. Com a dose certa, o aumento da produtividade é garantido”, explica.

Na ocasião, Isabelly Assunção, responsável por Comunicação na CFR-PTN, apresentou a missão, a metodologia de ensino da Casa e o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), no qual a instituição está inserida. “Ao longo do ano, acontecerão outros encontros com as associações da região. A ideia é que nesses debates possamos estreitar os laços entre a comunidade e a Casa”, afirma Isabelly.

Educação para a vida
Joelton e Rosimeire fazem parte das novas gerações que estão sendo educadas para a vida e pelo trabalho no Baixo Sul da Bahia, melhorando e multiplicando o conhecimento aplicado à realidade rural. Em 2010, foram 114 agentes do desenvolvimento local formados pela Casa Jovem e Casas Familiares (Rural de Presidente Tancredo Neves, Rural de Igrapiúna, Agroflorestal de Nilo Peçanha e das Águas de Ituberá) – unidades de ensino ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS).
 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital