Comunicação

12h39

A cada passo uma conquista

Educandos das Casas Familiares e Casa Jovem, unidades de ensino ligadas ao PDIS, experimentam um novo modo para aprendizado da língua portuguesa

Brincando com letras, formando palavras. Assim, educandos da Casa Jovem e Casas Familiares – Rural de Igrapiúna (CFR-I), Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Agroflorestal (Cfaf), de Nilo Peçanha, experimentaram um novo modo de aprender português. Os alunos destas unidades de ensino participaram, durante o mês de agosto, do “Soletrando 2011”. Em meio às regras do novo acordo ortográfico, trava-línguas e expressões do dia a dia, a competição visou incentivar a leitura, escrita e interpretação de textos.

Benailde de Jesus, 14 anos, foi a campeã na Cfaf. Estudante do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio, a moradora de Taperoá (BA) reforçou a relevância de iniciativas como essa. "O Soletrando nos estimulou a buscar novos conhecimentos”, afirma. Segundo José Luis Monteiro, Assessor Pedagógico desta unidade de ensino, a atividade contribuiu para ampliar o vocabulário, a compreensão do significado das palavras e sua morfologia. “A escrita é um instrumento essencial, ela faz parte da nossa vida”, destaca.

Para Thais Vilas Boas, 13 anos, o aprendizado foi garantido de forma divertida e interessante durante os dias de competição. “Compreendemos também a importância de ter mais informações sobre a linguagem de outras regiões do nosso país”, assegura a educanda do 8º ano do Colégio Estadual Casa Jovem. Ao final do evento, os educandos foram presenteados com dicionários e títulos da literatura brasileira, doados pela Indústria do Conhecimento.

O “Soletrando 2011” integra as Práticas Sociais de Letramento, atividade que faz parte das estratégias da Associação das Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia (Arcafar-BS) que visam à melhoria da aprendizagem de leitura e escrita dos alunos. O método vem sendo aplicado desde fevereiro deste ano nas instituições educacionais ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht.

Para saber mais acesse: O prazer de ler e aprender
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital