Comunicação

08h54

Associados da Coopatan comemoram conquista de caminhão

Aquisição facilitará o escoamento da produção da unidade de pré-beneficiamento de frutas da cooperativa e é resultado de parceria com BNDES, que possibilitou o financiamento

De longe, viam-se os sorrisos estampados nos rostos dos associados da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Em carreata, eles percorreram a cidade para comemorar a mais recente conquista: um caminhão para o transporte de frutas. Adquirido por meio de convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o veículo irá facilitar a logística de escoamento da produção da unidade de pré-processamento de frutas. “Com o caminhão, as portas se abrem, pois poderemos atender as necessidades de nossos clientes com mais facilidade”, garante Daniel Batista, morador da comunidade de Formiga, em Valença (BA).

A fábrica, que está em fase de construção e também conta com recursos do BNDES, atenderá os 191 associados da Coopatan e se propõe a fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura na região, além de estimular a diversificação de culturas com base na agricultura familiar. “Isso significa mais renda para o cooperado e uma produção com mais qualidade”, assegurou Juscelino Macedo, Líder da Aliança Cooperativa Estratégica da Mandioca.

Sinergia
A Coopatan junto com a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves formam a Aliança Cooperativa Estratégica da Mandioca, um modelo que beneficia diretamente o produtor rural por meio da prática do comércio justo. Ao ser remunerado adequadamente, o agricultor familiar garante sua renda e gerencia seu próprio negócio. Aliado a isso, tem-se a formação dos novos empresários rurais, por meio da casa familiar, que oferece aulas teóricas e práticas. Com o método da pedagogia da alternância, os educandos passam uma semana em regime de internato e duas semanas em sua propriedade, aplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital