Experiências que motivam

Segunda edição da Revista Educação pelo Trabalho apresenta como produtores rurais estão transformando suas vidas. Publicação tem conteúdo extra disponível no site da Fundação Odebrecht

Moradora da comunidade quilombola Lagoa Santa, em Ituberá (BA), Santilia dos Santos, 49 anos, multiplicou a renda da família com a produção de artesanato e influenciou as vizinhas. “Todo mês, elas viam o dinheirinho que entrava. Isso fez com que todas resolvessem aderir”, conta a artesã, que faz parte da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi desde sua criação em 2005.

Histórias como a de Santilia compõem a segunda edição da Revista Educação Pelo Trabalho. Lançada em dezembro de 2011 pela Fundação Odebrecht, aborda os trabalhos e resultados das cooperativas e de outros projetos com foco na geração de trabalho e renda ligados ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS).

A publicação está disponível no site da Fundação Odebrecht com conteúdos extras. Além das reportagens, são compartilhados neste espaço fotos, vídeos, áudios e links que permitem ao leitor conhecer o conceito de Aliança Cooperativa, implantado na região, e apreciar sonhos e expectativas, que hoje já são uma realidade. É assim para a artesã Santilia. “É um orgulho, sou feliz por crescer com a minha região”, afirma.

Em 2010, foi lançada a primeira Revista Educação pelo Trabalho. Explorando o capital humano, a publicação teve como tema as unidades de ensino e projetos educacionais em andamento no Baixo Sul.