Comunicação

17h17

Troca de conhecimentos

Dentre as agendas, visita de Adão Gaspar Ferreira do Nascimento, Ministro do Ensino Superior de Angola. Na ocasião, foi recebido por Norberto Odebrecht, que conversou sobre projetos educacionais realizados no Baixo Sul

Mensalmente, as instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS) recebem visitas de organizações e empresas nacionais e internacionais. A proposta é compartilhar experiências e conhecer os resultados do PDCIS, que vem contribuindo com a transformação na vida de pessoas da região. Veja abaixo os intercâmbios de maio:

11 a 13 de maio: realizar um intercâmbio com comunidades rurais e conhecer as ações ligadas ao PDCIS foram os objetivos da visita de estudantes e professores da Kannesaw State University ao Baixo Sul. Acompanhados pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), a agenda teve início com passagem pela sede do Centro de Formação Profissional Construir Melhor, em Valença (BA). No dia seguinte, seguiram para Maraú e aprenderam sobre os ecossistemas da região estuarina. Para finalizar, os visitantes chegaram ao Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), e na companhia de Liliana Leite, Diretora Executiva do Ides, conversaram sobre as vivências.

13 e 14 de maio: Clódis Xavier, gerente do Instituto Gerdau, Miguel Velasquez, Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e Wilson Pastorini, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre (RS) tiveram a oportunidade de se aprofundar nos objetivos do PDCIS. Em agenda no Edifício Sede da Odebrecht, assistiram à apresentação sobre o programa feita por Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, e visitaram o Núcleo da Cultura, exposição que conta a história da Organização Odebrecht. No dia seguinte, os três seguiram para o Centro de Educação Profissional Construir Melhor, em Valença (BA), a fim de ministrarem palestras no Fórum para o Fortalecimento das Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes do Baixo Sul da Bahia.


Delcy Machado (Fundação Odebrecht), Clódis Xavier (Instituto Gerdau), Clóvis Faleiro Jr. (Fundação Odebrecht), Wilson Pastorini (CMDCA - RS), Mauricio Medeiros (Fundação Odebrecht) e Miguel Velasquez (Ministério Público - RS)
 

13 e 14 de maio: a equipe de Comunicação da Organização Odebrecht - Cecilia Castro Lima, Liana Fontenelle, Lisandra Santos, Marcelo Santana, Rita Alencar e Sérgio Menezes – reservou dois dias para viajar ao Baixo Sul e conhecer algumas das iniciativas ligadas ao PDCIS. A programação contemplou passagem pelas instituições das Cooperativas Estratégicas da Mandioca e Fruticultura, no município de Presidente Tancredo Neves, e do Palmito, em Igrapiúna (BA). Ainda tiveram oportunidade de conversar com moradores da comunidade quilombola de Jatimane, localizada em Nilo Peçanha (BA), e apreciar a gastronomia da região no Restaurante Quilombola Pedro Sorriso. Ao final, visitaram o Ateliê de Biojoias, recém-inaugurado na comunidade.


Integrantes da equipe de Comunicação da Odebrecht em visita ao Ateliê de Biojoias na comunidade quilombola de Jatimane, em Nilo Peçanha (BA)

21 de maio: o Ministro do Ensino Superior de Angola Adão Gaspar Ferreira do Nascimento e comitiva - José Leopoldino Ndjamba, Chefe do Departamento de Cooperação Multilateral; Neusa Delavine Octávio Denga, Secretária do Ministro; e Luís Katoty Africano, Técnico de Gabinete do Ministro -, além do integrante Marcus Felipe, da Odebrecht Angola, marcaram agenda no Edifício Sede da Odebrecht. Na ocasião, os visitantes foram recebidos por Norberto Odebrecht, Presidente de Honra da Odebrecht S.A. e do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, e conheceram as iniciativas do PDCIS com foco em educação.

21 de maio: a equipe da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) recebeu em sua sede representantes da Secretaria de Agricultura do Município de Ituberá - Carlos Augusto Santos, Secretário, e Manuel Sales, Coordenador da Agricultura Familiar e Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar. Durante a visita, conheceram a Pedagogia da Alternância, modelo de ensino aplicado na Casa Familiar. Em seguida, Carlos Augusto apresentou o projeto Caminho da Roça, que promove uma feira para apresentar produtos regionais durante os festejos juninos em Ituberá. A Cfaf foi convidada a participar do evento com o Ateliê de Biojoias e artesanato de piaçava.

29 de maio: a Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, esteve no Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), para assistir uma apresentação sobre o PDCIS. Na ocasião, acompanhada pela assessora Denise Verdade, conheceu o Núcleo da Cultura Odebrecht e discutiu oportunidades de colaboração.

30 e 31 de maio: o Chefe do Departamento de Engenharia do Exército Brasileiro (DEC), General Joaquim Brandão, visitou o Baixo Sul para conhecer as ações em andamento na região. O General esteve acompanhado pelo General Racine Bezerra Lima Filho, Comandante da 6ª Região Militar – que compreende os estados da Bahia e Sergipe –, General Lauro Luis, Diretor de Patrimônio e Meio Ambiente do DEC, e General Gonçalves Dias, Diretor de Obras e Cooperação do DEC, além de um Oficial da Assessoria do DEC.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital