Incentivando o hábito da leitura

Fundação Itaú Social realiza doação de livros para mais de seis mil estudantes de quatro municípios baianos

Mais de seis mil estudantes do Infantil e Ensino Fundamental de 156 escolas localizadas nos municípios baianos de Ibirapitanga, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte terão um incentivo a mais para seu desenvolvimento. Cada um receberá um kit com os livros “Poesia na varanda”, de Sonia Junqueira, “Lino”, de André Neves, e “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”, de Don e Audrey Wood.

Fruto da doação realizada pela Fundação Itaú Social, por meio do Pratigi pela Educação, as publicações serão distribuídas para as unidades de ensino beneficiadas pelo Projeto, que fomenta a formação continuada de educadores e produção de conhecimento. Deste modo, busca alavancar índices educacionais dos municípios citados.

“Acreditamos no potencial de leitura como contribuição fundamental para o desenvolvimento de cada um. Esperamos que o envio da coleção de livros desperte o hábito de ler nessas crianças”, afirma Cláudia Sintoni, Coordenadora de Programas e Projetos da Fundação Itaú Social.

Para Francisco Pereira, Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra), a colaboração é de grande importância para os alunos. “Além disso, representa um reconhecimento ao nosso projeto educacional e estimula a leitura nas comunidades”, diz.

O Pratigi pela Educação conta com o apoio da IBM Brasil, via destinação de Imposto de Renda, pelo Programa Tributo ao Futuro. A iniciativa tem como parceiro técnico o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), além do Ciapra e Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir), instituição ligada ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). Fomentado pela Fundação Odebrecht, o PDCIS conta com o apoio de parceiros públicos e privados.

Sobre a Fundação Itaú Social

O objetivo central da instituição é formular, implantar e disseminar metodologias voltadas para a melhoria de políticas públicas na área educacional e para a avaliação de projetos sociais. Em todo o País, a Fundação distribuiu mais de 35 milhões de livros e incentiva a formação de multiplicadores do hábito de ler.