Comunicação

07h50

Interação com jovens e cooperados marca agendas durante os meses de julho e agosto

Representantes de diferentes instituições conheceram os projetos sociais que promovem o desenvolvimento local, entre eles, Integrantes da Organização Odebrecht e Ministério Público da Bahia

Os meses de julho e agosto foram marcados por visitas às instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht, parceiros públicos e privados. Confira mais detalhes sobre a interação com jovens e cooperados:

Julho

15 de julho: Caio Marini, Diretor do Instituto Publix, esteve na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Durante sua passagem, conversou com jovens do 3º ano e falou que foi uma satisfação conhecer o trabalho desenvolvido na instituição de ensino. “Fiquei impressionado com a qualidade da equipe que lidera esta iniciativa. Estejam certos de que os resultados contribuirão para o crescimento individual de cada um dos estudantes e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades da região”, disse.

17 de julho: Marcos Rocha e Adriano Príncipe, respectivamente, Superintendente e Coordenador do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia (MPA), estiveram na Cooperativa dos Aquicultores de águas Continentais (Coopecon), onde trocaram experiências com os cooperados Antônio Conceição e Dionizio Santos. “Vocês fomentam o desenvolvimento da aquicultura, por isso é um prazer para nós recebê-los aqui”, afirmou Conceição.


Coopecon recebe representantes do MPA, que interagiram com cooperados


Na ocasião, conheceram ainda a Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) e AguaVale, responsável pela produção de alevinos de tilápia. “As atividades desenvolvidas colaboram com o crescimento de famílias da região, consolidando a importância da aquicultura em nosso Estado”, pontuou Rocha.

No mesmo dia, a produção do Programa Aprovado, da Rede Bahia de Televisão, esteve na CFR-PTN e Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Eles entrevistaram jovens e suas famílias, que esclareceram de que forma é aplicada a pedagogia da alternância, método de ensino da Casa Familiar. Assista aqui aos vídeos que foram ao ar

22 de julho: Secretários do município de Nilo Peçanha (BA) estiveram na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), onde participaram de um bate-papo com jovens educandos. Para Robson Amparo, Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e Secretário de Administração do município, o dia foi muito produtivo. “é fundamental estreitar esse laço com a Cfaf e apresentar esse lugar especial para outros administradores locais”, disse.

Também no dia 22, dirigentes da Arendal, empresa mexicana de construção de gasodutos, plantas, obras eletromecânicas, engenharia civil pesada, perfuração direcional e redes de fibra óptica, estiveram no Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA). A programação contemplou apresentação de Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, além de passagem pelo Núcleo da Cultura Odebrecht.

Estiveram presentes José de Jesus Vasquez, José de Jesus Pons e Thomas Adrian Pons, respectivamente, Presidente, Vice-Presidente e Coordenador da Arendal, além de Luiz Gordilho Neto, Diretor de Contrato da Odebrecht América Latina, e Luiz Alberto Weyll, Diretor Superintendente da Odebrecht América Latina, no México.


Representantes da Arendal durante apresentação sobre as ações apoiadas pela Fundação Odebrecht

24 e 25 de julho: Helena Klang, Pesquisadora e Produtora de Conteúdo da Conspiração Filmes, esteve no Baixo Sul e interagiu com equipes da CFR-PTN e Coopatan, Organização de Conservação da Terra (OCT) e Instituto Direito e Cidadania (IDC).

Ainda em 25 de julho, seis representantes do Instituto Togolês de Pesquisa Agronômica (ITRA), da República Togolesa, localizada na áfrica, visitaram a Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e a Bahiamido. O intuito foi ter acesso a mais informações sobre a cadeia produtiva de mandioca e a diversidade de produtos que tem a raiz como matéria-prima.

"Viemos aqui para conhecer outras formas de processamento e a possibilidade de levá-las ao nosso País. Estamos muito maravilhados e contentes com essa visita", elogiou Komi Eric Somana, Chefe do Programa de Mandioca na República Togolesa e Engenheiro Agrônomo do ITRA.

Agosto

07 de agosto: representantes do Ministério Público do Estado da Bahia, Márcio Fahel, Procurador Geral de Justiça, e Rogério Queiroz, Promotor de Justiça, interagiram com jovens da CFR-PTN e associados da Coopatan. “Estou encantado com a perspectiva de futuro que encontrei na região”, afirmou Fahel.


Membros do Ministério Público durante passagem pela CFR-PTN
 

14 e 15 de agosto: “Pude perceber que vocês trabalham em rede e, além de qualificar o agricultor, o acompanham em suas atividades diárias”. A afirmação é de Ganesha Melo, Analista de Responsabilidade Social da empresa PetroRecôncavo, durante visita às instituições ligadas ao PDCIS. A agenda contemplou passagem pela CFR-PTN, Associação Guardiã da área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir) e OCT.

18 a 20 de agosto: os membros do Exército Brasileiro: General Lauro Pires, Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), General Artur Costa Moura, Comandante da 6ª Região Militar, e o Tenente Coronel Robert Maciel de Sousa, Assistente do DPIMA. estiveram na Cfaf, CFR-I, Coopecon e Coopatan. “Ver a consolidação desse projeto é uma alegria. é o resultado de um sonho que está sendo concretizado”, assegurou o General Moura.

26 de agosto: Carlos Gilberto Farias e Vladson Menezes, respectivamente, Presidente e Diretor Geral da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), estiveram no Baixo Sul acompanhados por Leone Peter Correia, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Armando Alberto da Costa, Superintendente do Senai. A visita contemplou passagem pelo Centro de Formação Profissional Construir Melhor, localizado em Valença (BA), além de troca de experiência com jovens da CFR-PTN e associados da Coopatan.

28 e 29 de agosto: Integrantes da Odebrecht TransPort estiveram na Coopamido, Coopalm, CFR-I, Cfaf e CFR-PTN. Na Serra da Papuã, em Ibirapitanga, conheceram as sedes da Agir e OCT. Na ocasião, Paulo Quaresma, responsável por Pessoas & Organização, convidou dois jovens da Cfaf para falar sobre Plano de Vida e Carreira e Programa de Ação para os Jovens Parceiros da TransPort.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital