Comunicação

15h22

Abacaxi: o rei das frutas e dos nutrientes

Delicioso e altamente recomendado por nutricionistas, ele não pode faltar na mesa dos brasileiros. Confira os benefícios dessa fruta produzida no Baixo Sul da Bahia por meio da Coopatan

Símbolo das regiões tropicais, ajuda no processo de cicatrização, melhora o quadro de gripes e resfriados, auxilia no tratamento da anemia e retarda o envelhecimento celular. Pensou em um remédio milagroso? Pois estes são apenas alguns dos benefícios do abacaxi, fruta de origem latino-americana, amada por muitos brasileiros.

Segundo a nutricionista Fernanda Orichio, a fruta é uma fonte rica em vitaminas antioxidantes, como a vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, e em vitamina A, importante para a saúde dos olhos, pele, unhas e cabelo. De baixa caloria, também pode ajudar no emagrecimento. “Por ser um alimento rico em fibras, sua ingestão diminui a absorção de açucares, favorecendo a queima de gorduras e melhorando o perfil lipídico - nível do colesterol sanguíneo”, afirmou.

E você sabia que o abacaxi ainda ajuda na digestão? Segundo Fernanda, este benefício está relacionado com a presença da bromelina, que atua na digestão das proteínas. Com tantos benefícios, a nutricionista deixa a dica: “Comer uma fatia de abacaxi de sobremesa do almoço é uma ótima opção para quem quer ter uma refeição saudável e equilibrada, sem peso na consciência e na balança!”.

Na Bahia, um dos produtores do “rei das frutas” é a Coopatan – Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, responsável, em 2014, pelo cultivo de 304 toneladas de abacaxi do tipo pérola, a variedade mais comum no Brasil para o consumo doméstico. Os cooperados comercializam a fruta para grandes varejistas, como a rede de supermercados Bompreço. Neste ano, a Bahia atingiu a produção de 140 milhões de frutos de abacaxi, segundo dados do IBGE.


Em 2014, a produção de abacaxi da Coopatan superou 300 toneladas

Integrante do Pacto de Governança do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados, a Cooperativa também produz aipim, farinha e banana, e conta hoje com um total de 344 associados.

Já quer aproveitar todos os benefícios do abacaxi? Então clique aqui e confira uma sobremesa nutritiva com a fruta.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital