Comunicação

09h52

Artigo - Pacto de Política Superior

Por Joaquim Cardoso Filho, Assessor Especial do Presidente Executivo da Fundação Odebrecht

Por Joaquim Cardoso Filho
Assessor Especial do Presidente Executivo da Fundação Odebrecht

é natural e salutar que os Seres Humanos tenham interpretações diferentes sobre as coisas da vida e, em consequência, proposições diversas para equacionamento dos seus problemas. é essa diversidade que vacina contra as acomodações e alimenta inquietudes e confrontos construtivos, essenciais à identificação, seleção e pactuação de convergências, indicadoras dos caminhos comuns a serem procurados por todos, tendo como referência Metas a serem alcançadas, em Prazos e Custos determinados, com Responsáveis definidos.

Nessas condições, têm-se os ingredientes para definição e detalhamento do ‹‹Objetivo Comum, Superior e Nobre››, norteador do que, como, quanto e quando deve ser implementado, adequado e tempestivo, assegurando-se a integração e inteiração.

Tal Objetivo é Comum porque é conhecido, reconhecido, valorizado e adotado, consciente e deliberadamente, como de interesse de todos. é Superior porque encontra-se acima dos meros interesses individuais e grupais, favorecendo a todos. é Nobre porque se reveste de idealismo, de cultura baseada no compromisso humanista, com respeito pelas Leis da Natureza, na Visão de Futuro e do Todo, pautado em algo intangível e imensurável, ligado a ética e Valores Morais.

é somente com base no ‹‹Objetivo Comum, Superior e Nobre›› que se pode materializar o Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, fundamentado em Política Superior e implementado por organizações que promovam harmonicamente os Capitais: Humano, Produtivo, Social e Ambiental.

é fundamental que esse Objetivo seja elevado ao âmbito institucional que melhor assegura a regularidade e firmeza dos propósitos comuns que, certamente, ensejarão superação de dificuldades e óbices, melhor enfrentados institucionalmente, visto que precisam ser perpetuados. Mesmo porque o desenvolvimento sustentável não é estanque, não conclui, é sobretudo dinâmico, exigindo permanentes ajustes e adaptações às circunstâncias.

Foi com base nessa compreensão que a Fundação Odebrecht concebeu, modelou, propôs e implementou sinergicamente um Pacto de Governança que obteve a adesão consciente e deliberada das Instituições atuantes no PDCISPrograma de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade.

Este Pacto de Governança, muito além do que um conjunto de regras entre as partes envolvidas, com fins administrativos e contábeis, configura-se como um conjunto de regras básicas, fundamentais para a Governança, a serviço da Sustentabilidade, propugnada de forma diferenciada, idealista e inédita.

No dia 25/04/16, em Ituberá, Estado da Bahia, tal Pacto de Governança foi reconhecido e adotado oficialmente pelos Líderes das Instituições vinculadas ao Programa PDCIS, quais sejam:

Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), representada pela Presidente do Conselho Deliberativo Jaciara de Jesus Ferreira Schreiter, pelo Líder da instituição Robson Gomes Kisaki e a Líder de Organização Dinâmica (OD) Sílvia Nascimento; Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), representada pelo Presidente do Conselho Deliberativo Josué de Jesus Silva, Líder da instituição Quionei de Araújo Silva e o Líder de OD Danilo Carvalho; Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), representada pela Presidente do Conselho Deliberativo Maria de Jesus Brito Filha, a Líder da instituição Rita Cardoso e a Líder de OD Elizângela Lisboa; Casa Familiar das águas (CFA), representada pelo Presidente do Conselho Deliberativo André Alves de Jesus, a Líder da instituição Adriana Freitas Pereira e o Líder de OD Valdirio Souza Nunes; Casa Jovem, representada pelo Presidente do Conselho Deliberativo Romildo de Jesus Oliveira e pela Líder da instituição Lauana Cruz Lopes Martins; Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), representada pela Presidente do Conselho Delibherativo Ednalva Lima, a Líder de OD Mirele Santana e a Superintendente Irineia Ribeiro; Instituto Direito e Cidadania (IDC), representado pelo Presidente do Conselho Deliberativo Paulo de Jesus Nascimento, pela Líder da instituição Maria Celeste Pereira e o Líder de OD Ronivaldo Martins; Organização de Conservação da Terra (OCT), representada pela Presidente do Conselho Deliberativo Maria Celeste Pereira, pelo Líder da instituição Volney Fernandes e o Líder de OD Graziane Leal.

Todos assinaram os respectivos Pactos, juntamente com a Equipe do âmbito Político-Estratégico da Fundação Odebrecht: Eduardo Odebrecht de Queiroz – Vice-Presidente do Conselho de Curadores e Presidente Executivo ; Graciela Reis – Vice-Presidente de Organização & Governança; Delcy Machado – Operações de Sustentabilidade PDCIS e Joaquim Cardoso - Assessor Especial do Presidente Executivo.

Enfim, aqui se materializa o legado de Norberto Odebrecht que ao longo de 70 anos dedicou sua experiência, conhecimento e sensibilidade ao propósito de equacionamento das questões tão perniciosas, ligadas à pobreza e à exclusão social, concebendo e estruturando o inédito e valioso conjunto de princípios, conceitos e critérios, essenciais ao entendimento construtivo dos seres humanos na busca do bem de todos.

Nada mais emblemático, oportuno e objetivo do que a celebração de um Pacto abrangente e audacioso, comprometido com o mais idealista e modelar propósito de geração do desenvolvimento sustentável regional, no momento em que a incompreensão, desencontros e disputas reinam no cenário nacional.

Seres Humanos simples, a grande maioria jovens, vibram com a percepção e adoção de um ‹‹Objetivo Comum, Superior e Nobre››, que inicia em suas convicções pessoais e transversa por suas Unidades-Família, inseridas em suas Comunidades, tornando-os pactuados com o bem comum, praticado no presente e projetado para o futuro.

Isto dispõe de todo o mérito que precisa ser valorizado.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital