Comunicação

16h57

Educação para o desenvolvimento sustentável

Mais de 400 pessoas participam de Seminário Microrregional promovido por Casa Familiar apoiada pela Fundação Odebrecht

Educação para o desenvolvimento sustentável foi o tema norteador do 3º Seminário Microrregional, realizado no dia 12 de agosto pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Na ocasião, a instituição também comemorou seus 14 anos de história. A programação contou com palestras sobre pragas que atingem plantações rurais e estandes temáticos que abordaram as culturas da banana, abacaxi, aipim e mandioca, visitados pelos cerca de 400 participantes – ex-alunos, agricultores da região e representantes de instituições parceiras.

“Estou realizado em ver o trabalho que a CFR-PTN faz com jovens. Mais gratificante ainda é observar a alegria das famílias em ver seus filhos se desenvolvendo, interagindo com agricultores, levando o seu conhecimento a outras pessoas”, afirmou Irineu Brasil, agricultor familiar da comunidade do Riachão da Barra, município de Nova Ibiá (BA). Desde 2002, a instituição oferece educação profissional de qualidade a jovens, estimulando a permanência no campo e na agricultura familiar. “Temos muito o que comemorar, pois a cada ano percebemos o desenvolvimento das famílias, comunidades e da região”, afirmou o Diretor Executivo da CFR-PTN, Quionei Araújo.

O evento também foi marcado por uma homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parceira da Casa Familiar na formação dos jovens. Por meio do Campo Demonstrativo de Tecnologias da Mandioca e Fruticultura em parceria com a Embrapa, onde funciona a unidade de ensino, eles têm acesso a técnicas que garantem maior qualidade e produtividade. A estudante do terceiro ano, Roseane Conceição, entregou uma placa de agradecimento à instituição. “Nesses anos de parceria, é possível perceber o importante papel que a CFR-PTN exerce e as transformações na região. é um trabalho com um efeito fantástico”, ressaltou Zilton Cordeiro, pesquisador da Embrapa que recebeu o reconhecimento juntamente com o Chefe-Geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Alberto Duarte Vilarinhos, e o pesquisador Aristóles Matos. Zilton também deixou registrado a importância do Seminário Microrregional. “A Casa está de parabéns por proporcionar aos agricultores momentos como esse. Temos muito prazer em participar”.

Delcy Machado, Vice-Presidente de Operações de Sustentabilidade PDCIS, registrou a relevância do encontro. “Parabéns à instituição pela excelente mobilização, alcançando um número expressivo de pessoas, cumprindo sua missão de transmitir conhecimento não somente aos seus alunos, mas a toda uma comunidade”, disse. Ao final do evento, a jovem Leonice Brito, do primeiro ano de formação, falou em nome dos estudantes. “Estou muito feliz e realizada por saber que nossos esforços contribuíram para que esta ação acontecesse. Obrigada pela confiança e participação de todos”. A CFR-PTN faz parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), coordenado pela Fundação.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital