Pelo trabalho e para a vida

Entenda como a Tecnologia Empresarial Odebrecht é aplicada por beneficiários e Integrantes de instituições sociais apoiadas pela Fundação Odebrecht

Everlane Souza, 16 anos, já chega para mais uma semana de aula na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), onde cursa o terceiro ano do curso Técnico em Florestas, sabendo o que esperar: um mundo repleto de novos conhecimentos. Por meio da Pedagogia da Alternância, passando cinco dias em período integral na instituição e 15 junto à família, aplicando o que aprendeu, a adolescente está se tornando uma empresária rural. E nesse caminho, além do ensino teórico e prático necessários para a formação, outro ingrediente contribui para que Everlane seja preparada também para a vida: a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).

Moldada sobre valores recebidos na educação familiar, a TEO é uma filosofia concebida por Norberto Odebrecht. Sistematizada em livros, editados e comercializados pelo Programa Editorial da Fundação Odebrecht, é também disponibilizada a outras instituições por ela apoiadas no Baixo Sul da Bahia, como a Cfaf. “A Educação pelo Trabalho para mim é muito importante, como no cuidado com a minha horta orgânica”, afirmou Everlane ao falar sobre um dos conceitos da TEO praticados por ela, cujo aprendizado é conquistado através da prática.

Para Débora de Jesus, agricultora e ex-aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), os ensinamentos da TEO marcaram a sua vida. “Garanti muitos ensinamentos através dos livros, como a certeza de que a disciplina gera a confiança e que devemos servir bem para servir sempre. é isso que acredito e aplico junto a minha comunidade”, disse. Formada em 2015 pela CFR-I, Débora é associada da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), instituição também apoiada pela Fundação através do Programa PDCIS, garantindo assim, a comercialização da sua produção de palmito de pupunha.

Segundo Débora de Jesus, os ensinamentos da TEO marcaram sua vida

Importante não só para beneficiários, a TEO também é referência em instituições sociais, a exemplo do Instituto Direito e Cidadania (IDC). “Eu costumo associar os resultados do IDC e a imagem que construímos aos ensinamentos da TEO”, conta a Diretora Executiva Maria Celeste Pereira. A Mediadora Comunitária do IDC, Joína Oliveira, reforça que a vivência profissional fica mais fácil quando há a associação com os princípios da tecnologia. “A gente vê nas pessoas oportunidades e que podemos fazer a diferença em suas vidas. Isso para mim é o Espírito de Servir”, diz.

Programa Editorial

As publicações que sistematizam a TEO integram parte do acervo do Programa Editorial e, atualmente, são editadas e comercializadas pela Fundação Odebrecht. é possível adquirir os livros, alguns deles em três idiomas, também em versão digital (eBook). Clique aqui e saiba mais!

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.