Projetos da Fundação são selecionados pelo Vivaleitura

A Fundação Odebrecht é a única Instituição do Nordeste a ter projetos selecionados pelo Plano Nacional do Livro e Leitura.

Dois projetos da Fundação Odebrecht foram selecionados pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), mais conhecido como Vivaleitura, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o segundo e terceiro setores. O Vivaleitura tem o objetivo de converter projetos e programas do livro, leitura e bibliotecas, em andamento no país, em uma política pública permanente.

As ações que serão apoiadas são a Biblioteca Rural Baixo Sul da Bahia, em associação com o IDES e a AMUBS; e a Inclusão das Comunidades Quilombolas e de Afro-descendentes na Sociedade da Informação e do Conhecimento, em parceria com a Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF). Os projetos visam democratizar o acesso ao livro, fortalecendo bibliotecas públicas que já existem e implantando novas. Além das ações, um evento proposto também pela Fundação entrou no calendário de atividades ligadas ao livro e leitura para 2006 - a Semana Municipal do Livro e da Leitura, que vai acontecer em outubro e mobilizará os 11 municípios que formam a região do Baixo Sul.

A Fundação Odebrecht é a única instituição do Nordeste a ter projetos selecionados pelo PNLL e foi representada por Wolgrand Ribeiro, líder executivo da Casa Jovem, nas três oficinas para a formulação do plano. Para Wolgrand, o Vivaleitura representa um forte componente na aplicação de uma Política Pública Municipal de Educação no Baixo Sul da Bahia. “Isso mostra a disposição do Governo Federal em criar uma Política Pública de difusão da leitura e implantar bibliotecas no território nacional”, afirma.

Saiba mais sobre o PNLL. Clique aqui.