Edição 125 - Relatório Anual 2005 - Odebrecht

A Fundação Odebrecht completou 40 anos de atuação em 2005. Sua missão é contribuir com o desenvolvimento do Brasil por meio da educação para a vida, pelo trabalho e para valores.

da educação para a vida, pelo trabalho e para valores. Desde 2003, concentra sua atuação no DIS Baixo Sul - Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia, que visa transformar as unidades-família pobres em classe média rural. O programa é desenvolvido em parceria com empresas privadas, Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e Prefeituras dos onze municípios que compõem o Baixo Sul do estado, além de dez organizações locais, responsáveis pela operação dos projetos.

Destaques em 2005

Educação pelo Trabalho - As Casas Familiares Rural e do Mar têm 105 jovens líderes em formação. Outros 30 jovens foram selecionados para a recém-implantada Casa Familiar Agroflorestal. A Fazenda Novo Horizonte (108 hectares) consolidou-se como uma sala de aula. As ações beneficiam diretamente 1.800 pessoas.

Educação Formal de Qualidade - A Casa Jovem, que provê educação escolar formal, tem 670 alunos matriculados. O benefício atinge diretamente 500 unidades-família. O Projeto Escola Ativa, em regime seriado e contextualizado à realidade rural, é pioneiro no Brasil.

Geração de Trabalho e Renda - As cadeias produtivas da mandioca, do palmito e da aqüicultura, já consolidadas, a recém-implantada Cadeia Produtiva da Piaçava e as fábricas de farinha e de farelo de folha envolvem a participação de 2 mil famílias e beneficiam 10 mil pessoas. A renda média dos cooperados aumentou de R$ 200 para R$ 600 por família.

Cidadania - Mais de 90 mil atendimentos propiciaram o acesso a documentação básica e o encaminhamento de questões jurídicas e sociais. Foram feitas oito edições do DIS Cidadão, com 3.800 atendimentos. A Campanha da Paternidade, que estimula os pais a reconhecerem seus filhos, atendeu 5 mil pessoas.

Conservação Ambiental - Em parceria com associações agroecológicas, foram implantados 25 mil hectares de áreas conservadas e formados 18 jovens multiplicadores de educação ambiental.

Confira também:

Responsabilidade Empresarial