Edição 129 - Sinergia por um país mais forte

Maurício Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, apresentou os avanços do programa DIS Baixo Sul na Reunião Anual Odebrecht 2006.

Maurício Medeiros discursa na Reunião Anual 2006

Reunindo a sociedade civil, a iniciativa privada e órgãos de todas as esferas de governo, o DIS Baixo Sul apóia a integração das

atividades de produção, beneficiamento e comercialização em quatro cadeias produtivas – mandioca, palmito, tilápias estuarinas e piaçava.

Para garantir a sustentabilidade ambiental, Maurício Medeiros disse que o DIS Baixo Sul desenvolve iniciativas como a criação de três ecopolos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, uma das poucas remanescentes da Mata Atlântica, e projetos como a instalação de pequenas hidrelétricas a fio d´água, que deverão suprir as comunidades locais com energia renovável e permitir o investimento na conservação ambiental, mediante a venda de energia e créditos de carbono.

Maurício revelou que o foco dos trabalhos da Fundação no Baixo Sul da Bahia está no capital produtivo, tendo como carro-chefe a produção de riquezas próprias pelas famílias locais. “O desafio maior hoje é a comercialização”, declarou. Para isso, busca agregar novos parceiros, de modo a ampliar a escala e o impacto das ações. Em 2006, um dos destaques foi a efetivação de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que reconheceu o papel transformador do DIS Baixo Sul e passou a participar do propósito de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades na região, mediante um financiamento a fundo perdido no valor de US$ 1,1 milhão.

“O grande gargalo e também o grande objetivo é fazer com que as riquezas produzidas por essas comunidades alcancem o consumidor consciente.”

Maurício Medeiros

Edição 129 - Sinergia por um país mais forte