20h21

Município de Ibirapitanga recebe DIS Cidadão

Ação itinerante levou para Ibirapitanga serviços gratuitos como emissão de documentação civil básica e medicina preventiva.

Compartilhe
Tamanho do texto

 

No dia 29 de abril, no município de Ibirapitanga, foi realizada a sétima edição do DIS Cidadão, ação itinerante organizada pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC). Foram oferecidos serviços gratuitos de medicina preventiva, assistência jurídica e social, obtenção de documentação civil e estética. O evento contou, também, com atividades recreativas e esportivas para crianças e adultos.

Nesta edição do DIS Cidadão, foram realizados 2.575 atendimentos e emitidos 534 documentos, entre carteiras de identidade, reservista, trabalho e CPF. Somadas às outras ações itinerantes menores realizadas pelo IDC, desde 2005, o DIS Cidadão já totaliza mais de 25 mil atendimentos.

O evento tem como proposta facilitar e estimular o exercício da cidadania na região do Baixo Sul da Bahia. A idéia surgiu quando foram constatadas que a distância dos postos de atendimento, a situação financeira desfavorável e a falta de informação eram as principais causas para o alto índice de cidadãos sem documentação civil.

“Além de viabilizar o acesso da população de baixa renda aos seus direitos básicos, queremos que a nossa atuação seja também educativa, estimulando a preservação do meio ambiente, a prática do voluntariado e a pró-atividade dos próprios habitantes”, declarou Liliana Leite, diretora executiva do IDC. Para ela, é a partir da união da sociedade civil, do Poder Público e das entidades privadas, que é possível alcançar o desenvolvimento integrado e sustentável de uma região.

Os serviços são oferecidos por meio do trabalho voluntário de servidores municipais, equipe do DIS Baixo Sul - Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia, e da comunidade local. O DIS Cidadão teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, Rede Bahia, OdontoPrev e SESI. Este último, com o curso de educação alimentar “Cozinha Brasil”, beneficiou cerca de 200 pessoas.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital