06h55

Formação de gestores de políticas públicas é apoiada pelo IDC

Instituto Direito e Cidadania capacita gestores e apóia no atendimento de jovens e crianças em situação de risco.

Compartilhe
Tamanho do texto

Com as contribuições arrecadadas pelo Programa Tributo ao Futuro, em 2006, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) tem se dedicado à capacitação de integrantes e gestores públicos dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Tutelares (CT) dos municípios de Presidente Tancredo Neves (PTN) e Valença, no Baixo Sul da Bahia. O Instituto também tem trabalhado orientando jovens e crianças que precisam de atendimento especial.

Duas vezes por semana, representantes do IDC visitam os municípios de PTN e Valença, apoiando na formação dos conselheiros por meio de reuniões e debates acerca de um determinado tema. Um outro programa assumido pelo Instituto é contribuir com os atendimentos ao público infanto–juvenil. No mês de março, o Conselho Tutelar prestou 68 atendimentos em PTN e 77 em Valença. Já em abril, os números foram de 59 em PTN e 94 em Valença. Essas ações priorizam jovens e crianças em situações de risco - como maus tratos em casa, abandono ou assédio - e têm a finalidade de acolher o menor e orientar sua família.

Em maio, o IDC se dedicou à formação dos gestores de políticas públicas para a infância e adolescência. Palestras, oficinas e capacitações têm levado aos integrantes dos conselhos técnicas mais elaboradas sobre mediação de conflitos. “Essa capacitação veio a fortalecer o trabalho que já desempenhávamos. Nós, a todo o momento, estamos fazendo essa mediação e não nos dávamos conta. O que o IDC trouxe foi a técnica. Agradecemos o apoio que está sendo dado ao Conselho”, disse Amauri Queiroz, Conselheiro Tutelar de Valença.

O IDC recebeu, no ano de 2006, R$ 51.300,00 em doações. O projeto aprovado pelo CMDCA de Presidente Tancredo Neves espera, em 2007, obter mais recursos e beneficiar outros cidadãos da região.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital