10h23

Jovens de Casas Familiares e cooperados aprendem a fazer artesanatos com couro de tilápia

Carteiras, cintos, porta-moedas, forros de agendas e bolsas são algumas das peças que estão sendo produzidas com a pele de peixe.

Compartilhe
Tamanho do texto

Flávia Rosário tem 19 anos e é uma jovem da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF). Ela passou a última semana do mês de julho participando de um curso de curtimento e artesanato com couro de tilápia, realizado na sede da Casa Familiar do Mar (CFM), no município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia. Flávia, que já sabia confeccionar peças a base da fibra da piaçava, aprendeu a fazer carteiras, cintos, forros de agendas e bolsas com o couro de peixe.

Além dela, outros jovens da CFAF e da CFM, além de cooperados da Coopemar (Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aqüicultores do Baixo Sul da Bahia) e da Cooprap (Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi), receberam o curso de curtimento e aprenderam a confeccionar as peças com a instrutora Marlene Mendonça, especialista em artesanato com pele de peixe. O curso de artesanato foi oferecido em duas etapas: a primeira com dez dias de aulas e a segunda, com oito dias. Já o curso de curtimento foi realizado em uma semana.

Geisa Souza, 21 anos, jovem da CFM, também participou das aulas. “É mais uma fonte e renda para mim e minha família. Aprendi a fazer porta-moedas e carteiras. Foi muito interessante”, afirmou Geisa. No total, 42 pessoas foram beneficiadas com esta iniciativa.

A Casa Familiar do Mar investiu na compra de seis máquinas de costura para a produção das peças. Três delas estarão disponíveis para os trabalhos dos jovens da associação Art Jovem, formada por alunos da CFM. A idéia é incentivar a associação a expandir o leque de seus produtos, que até então era baseado no artesanato com coco, como bijuterias, chaveiros e prendedores de cabelos.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital