11h29

Casa Familiar Rural é case em evento internacional de educação

Professora Joana Almeida apresentou a experiência da Casa Familiar Rural em evento realizado na Bahia.

Compartilhe
Tamanho do texto

A Bahia sediou, entre os dias 16 e 19 de agosto, o XVI Encontro Internacional de Educação e o Mercosul/Conesul e Países Associados: Desafio Político e Pedagógico. O evento teve como tema o “Processo Educativo, Inclusão Social e Mundo do Trabalho” e foi organizado pela Associação de Supervisores de Educação do Rio Grande do Sul (ASSERS) e Fundação Visconde de Cairu. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, entre educadores e pesquisadores do Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Timor Leste e Brasil.

A experiência da Casa Familiar Rural (CFR) foi narrada, durante o encontro, pela pedagoga, Joana Almeida. Ela realizou uma apresentação oral e apresentou um painel intitulado “Educação Profissional dos Jovens no Campo: a experiência da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves”.

A CFR foi fundada em 2002 e, desde 2003, é apoiada pela Fundação Odebrecht, integrando o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia – DIS Baixo Sul. Tem como objetivo a formação de jovens empresários rurais, comprometidos com o desenvolvimento de suas comunidades e da região. Inspirada na experiência francesa, adota a Pedagogia da Alternância para assegurar o convívio familiar e comunitário, além de reduzir o êxodo rural. Os jovens passam uma semana, em regime de internato, recebendo aulas na sede da CFR, e duas semanas nas suas propriedades, praticando o que aprenderam.

Atualmente, a Casa Familiar Rural tem 70 jovens em formação. A primeira turma, composta por 35 jovens, concluiu sua formação no ano de 2006. Os egressos continuam sendo acompanhados por monitores.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital