Jornal Diga! Baixo Sul destaca resultados do Programa DIS

Uma realização do Ides, o jornal conta com o apoio de jovens comunicadores voluntários na produção de textos e fotografias.

Desde o mês de julho, circula pelos municípios do Baixo Sul da Bahia o jornal comunitário Diga! Baixo Sul, uma realização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – Ides. Com publicação mensal, o informativo traz reportagens e fotografias produzidas por jovens integrantes dos projetos Casa Familiar Rural, do Mar e Agroflorestal.

A idéia para a criação do jornal foi inspirada no trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança, que tem por base a ação de comunicadores voluntários. A rede de comunicadores do Programa DIS Baixo Sul, que conta hoje com cerca de 30 jovens voluntários, participou de oficinas sobre jornalismo e produção de textos, recebendo capacitação para escreverem matérias sobre temas relacionados ao Programa ou diretamente ligados à rotina das comunidades.

O projeto para formação dos comunicadores busca incentivar o fluxo de informações, contribuindo para que histórias exitosas de transformação de comunidades passem a ser registradas e divulgadas. Visa também valorizar os jovens protagonistas e as suas práticas exemplares, fomentando uma cultura pró-ativa de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Pedrina do Rosário, 18 anos, jovem comunicadora e integrante da Casa Familiar Agroflorestal, conta que essa não é sua primeira experiência como voluntária. “Já participei de um jornal comunitário quando tinha 11 anos. Estamos tendo acesso a novos conhecimentos. Vamos ler e escrever mais e mostrar o que a gente faz para outras pessoas”.

Com tiragem de 3 mil exemplares, o Diga! Baixo Sul é distribuído nas prefeituras dos onze municípios que compõem a região, entre os projetos do DIS e em pontos estratégicos do município de Ituberá, onde fica a sede do Ides, como Secretarias Municipais, Correios e postos de atendimento ao cidadão.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.