Jovens das Casas Familiares participam de Jornada em Brasília

II Jornada Nacional do Jovem Rural promoveu debates sobre políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial foi o tema da II Jornada Nacional do Jovem Rural, realizada em Brasília (DF) e Luziânia (GO), de 17 a 20 de setembro. Cerca de 600 participantes das cinco regiões do país se reuniram para o debate de temas que afetam o presente e influenciam o futuro da juventude rural brasileira.

Seis jovens e dois monitores das Casas Familiares Rural, do Mar e Agroflorestal representaram o Programa DIS Baixo Sul na jornada. Durante os quatro dias, eles participaram de debates com membros do poder público, academia e da sociedade civil organizada para tratar de assuntos diretamente ligados ao meio rural brasileiro.

Agrobiodiversidade, cooperativismo, crédito e preservação ambiental foram alguns dos assuntos tratados nos painéis, mini-cursos e oficinas oferecidos durante o encontro. Onze apresentações artísticas também faziam parte da programação.

Os resultados das discussões serão apresentados aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Conselho da Juventude e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, estabelecendo o compromisso das autoridades com a pauta de prioridades definida pelos próprios jovens.

A II Jornada está integrada à Rede de Fortalecimento Institucional, um projeto coletivo formado por algumas instituições que, em 2005, promoveram a I Jornada Nacional do Jovem Rural, em Gramado (RS), como a Associação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-SUL), o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) e o Instituto Souza Cruz.

Saiba mais sobre a Jornada acessando: www.jovemrural.com.br

Fonte e imagens: Assessoria de Comunicação do Instituto Souza Cruz