22h20

Mandiocultor atinge 69,8 t/ha de raízes em Concurso

III Concurso de Produtividade Coopatan mobiliza 47 cooperados em Presidente Tancredo Neves.

Compartilhe
Tamanho do texto

No dia 4 de novembro, foi realizada a solenidade de encerramento do III Concurso de Produtividade Coopatan, no município de Presidente Tancredo Neves, localizado na região do Baixo Sul da Bahia. Iniciativa da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, o concurso buscou incentivar os cooperados a demonstrarem o conhecimento que eles adquiriram com a cultura da mandioca.

Foram 47 cooperados participantes. O vencedor foi Pedro de Souza Menezes, agricultor da comunidade de Gendiba, que colheu 698 kg numa área de 100m2, que significa 69,8 toneladas por hectare, com o cultivo da variedade “aipim prato cheio”. O prêmio foi uma motocicleta.

“O concurso objetiva mensurar o saber de cada cooperado, relacionando-o a novas tecnologias, motivação, custos, capricho e empenho na manutenção da aréa. Além de promover a integração entre as comunidades, fortalece a relação entre os cooperados, a descoberta de novas variedades e a busca de melhores variedades para a fábrica de farinha”, explica Elineide Correia, da Coopatan. “O nosso foco principal é encontrar alternativas para diminuir os nossos custos de produção. O Concurso é um momento muito rico e tem surpreendido positivamente a cada ano”, concluiu.

A Coopatan lidera na região a Cadeia Produtiva da Mandioca, um dos projetos do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul). O DIS é a soma de esforços do Governo do Estado da Bahia, Associação de Municípios do Baixo Sul da Bahia (AMUBS), Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDES) e Fundação Odebrecht.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital