22h52

CFR de Igrapiúna recebe jovens com aula inaugural

Nova Casa Familiar Rural inicia suas atividades no município de Igrapiúna em parceria com a Michelin

Compartilhe
Tamanho do texto

Dois alojamentos completos, salas de aula, info-centro, escritórios e área para aulas práticas. Essa é a estrutura da mais nova Casa Familiar Rural que acaba de ter suas atividades iniciadas no município de Igrapiúna. A Casa está sediada na fazenda da Michelin, na rodovia Ituberá-Camamu, km 05. A Michelin, além de doar 10 hectares de sua fazenda para as instalações da Casa, também custeou a construção e reforma da estrutura.

Essa é a primeira Casa Familiar, integrada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul), que já nasce fruto de uma grande parceria. A Fundação Odebrecht e a Michelin farão investimentos para custeio e manutenção da Casa que atende 33 jovens, dos municípios de Igrapiúna, Camamu, Ituberá e Nilo Peçanha. A Casa está vinculada às cadeias produtivas do palmito e seringa da região e tem como um dos objetivos aperfeiçoar as técnicas dos jovens nesses dois cultivos.

No dia 20 de novembro, foi realizada a aula inaugural, com a presença de autoridades políticas, como o prefeito de Igrapiúna, Francisco Roma, além do diretor-geral da Michelin para a América Latina, Gerard Bockiau, o presidente executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros, o presidente da Associação Casa Familiar Rural de Igrapiúna, Júlio dos Santos, e o responsável por introduzir o modelo das Casas Familiares no Brasil, Pierre Gilly.

Adequando o ensino profissionalizante à realidade local, as Casas Familiares dão uma nova visão de negócio rural para os jovens. O modelo nasceu na França, em 1937, e utiliza uma metodologia de ensino chamada Pedagogia da Alternância. O jovem passa uma semana em regime de internato e outros 15 dias em sua propriedade, aplicando os conhecimentos adquiridos e repassando para a comunidade.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital